Arraiás dos equipamentos da Assistência Social reúnem quase duas mil pessoas

Assistência Social e Cidadania
23/06/2017 11h40

O sergipano tem por tradição celebrar a beleza do Nordeste no São João. A presença do forró, comidas típicas, quadrilhas e arraiás já faz parte da vida das pessoas. Reconhecendo isso, a Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc) entende que o período abre uma oportunidade para se trabalhar o fortalecimento de vínculos da comunidade com os equipamentos e, por isso, desde o dia 20 de junho promove arraiás em suas unidades.

Os encontros festivos seguem uma mesma proposta: quadrilha, trio pé de serra, comidas típicas e ornamentação dos espaços. Tudo feito de forma colaborativa e obedecendo ao critério de economicidade que a Prefeitura de Aracaju busca. Até agora, foram 14 Centros de Referência da Assistência Social, além do Centro Dia, Centro Pop, Acolher, Abrigos e Casas Lares proporcionando aos seus usuários muita integração e arrastapé.

De acordo com Luana Dias, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim Esperança, o trabalho em conjunto, além de promover a economia, estreita os laços entre os usuários e os funcionários dos equipamentos. "Toda a ornamentação do Cras foi feita tanto pelos usuários como pelos funcionários da casa, o que torna a festa muito mais afetiva e significativa, além de não gerar grandes despesas para a máquina pública".

A vice-prefeita e secretária da pasta, Eliane Aquino, acredita que a administração pública deve proporcionar às pessoas atividades que as façam perceber a importância que têm na sociedade. "O papel do poder público é de, principalmente, dar qualidade de vida à população. Quando nós trazemos as pessoas que estão em uma situação de vulnerabilidade social para o contato com a cultura da sua região e oportunizamos encontros, alcançando esse objetivo. A alegria que essas pessoas provocam no coração da gente ao participarem de forma tão entusiasmada de um momento como esse é grande demais".

De geração para geração

O resgate das antigas brincadeiras também ganhou destaque: empinar pipa, soltar pião e o jogo da mira são alguns exemplos de atividades desfrutadas em parceria entre os idosos e as crianças. A ideia foi proporcionar uma maior integração entre todas as faixas etárias, unindo a energia e a experiência nas atividades.  

Forró pesado

Ainda seguindo a linha de valorização da cultura, a Secretaria da Assistência Social priorizou o tradicional Trio Nordestino para embalar os passos dos forrozeiros. Um modo de valorizar a cultura nordestina e o trabalho dos músicos que continuam lutando para manter a tradição.

Participação

O Centro Dia, unidade da Secretaria da Assistência que atende a pessoas com deficiência, envolveu nas suas atividades alusivas aos festejos juninos mais de 90 cidadãos. Através de dois passeios na Marinete do Forró e um arraiá voltado para o mesmo público, a unidade trabalhou a socialização dos usuários.

Para o sucesso dos eventos com o público do Centro DIA, a parceria que já é latente com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi ampliada. "A junção dos trabalhos entre a Saúde e a Assistência só fortalece as ações do município em prol da população e da administração municipal, para que a gente possa exercer as políticas públicas para a comunidade. A festa de hoje é resultado e desfecho do trabalho coletivo e estamos vendo, na prática, que vale a pena o investimento na interdisciplinaridade dentro da gestão", destacou a assistente social da unidade, Marta Batista.

Isabela Cardoso, usuária do equipamento, contou como estava se sentindo durante a festa. Beneficiária do Centro Dia, ela esteve em todas as comemorações e disse não perder uma sequer. "Eu amo vir para cá. Vim de Rainha do Milho e quero dançar muito forró. Eu amo quando tem festa porque eu me divirto com meus amigos!", conta.

Os usuários do Centro Pop, Centro de Referência da Assistência Social que atende à população em situação de rua, também tiveram a oportunidade de aproveitar os festejos juninos. Em parceria com a Saúde, a Assistência Social realizou um arraiá coletivo entre os beneficiários do Centro Pop e do Caps AD Primavera. Uma somação de esforços que proporcionou um dia repleto de alegria para aqueles que enfrentam muitos desafios no seu dia a dia.  

 "Nós nos sentimos invisíveis para a sociedade e a partir de eventos como esse percebemos que a Prefeitura se importa com a gente", lembrou o artesão em situação de rua, Clodoaldo Conceição Moreira, usuário do Centro POP.