Prefeitura estuda reivindicação do Sindicato dos Professores

Educação
23/06/2017 16h19

Na manhã desta sexta-feira, 23, os secretários municipais Cecília Leite (Educação), Augusto Fábio (Planejamento e Gestão) e Jeferson Passos (Finanças) e Renato Telles (chefe de Gabinete), reuniram-se com integrantes dos professores representantes de base e da direção do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema).

Na oportunidade, a administração municipal dialogou com os representantes do magistério do município sobre a pauta de reivindicação e a política salarial da categoria. De acordo com a secretária Cecília Leite, o canal de diálogo está aberto e nossa interlocução ocorreu de forma transparente. Ela afirma que a maior parte da pauta de reivindicação dos professores já foi atendida.

"Podemos citar como exemplos a criação da comissão da Gestão Democrática, o pagamento do 13º no mês de aniversário, a regularização do repasse das contribuições devidas ao Sindicato, a regularização do pagamento do abono permanência, de verba salariais atrasadas entre tantas outras reivindicações. Isso é fruto do compromisso da gestão com o trabalhador. A presença de três secretários evidencia o respeito e a atenção que a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira dá  aos professores da rede municipal de Aracaju", pontua.

De acordo com o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, a gestão expôs, por meio de dados, as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município. Ele esclarece que existem pautas específicas do magistério que demandam estudos e a realização de simulações.

"O principal pleito do sindicato é a implantação do piso do magistério e isso traz impactos tanto para servidores ativos como os aposentados e pensionistas. Esses estudos serão feitos pela Secretaria Municipal de Planejamento e serão apresentados ao Sindipema ainda no mês de julho, para que as conversas continuem", explica.

O secretário de Planejamento e Gestão, Augusto Fábio, informa que a secretaria já começou a desenvolver os estudos de impacto financeiro, tanto dos ativos quanto dos inativos, bem como o crescimento vegetativo para que o município possa tomar uma decisão dentro do que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

"Todo reajuste que for dado deve vir precedido de um estudo para verificar o equilíbrio financeiro do Regime Próprio da Previdência, como também verificar as condições financeiras do tesouro municipal em honrar os atuais e futuros compromissos com os servidores ativos e inativos. Na reunião, tivemos a oportunidade de dialogar com equilíbrio, ouvimos as reivindicações e começamos a traçar as tratativas para a próxima reunião para apresentar alguns encaminhamentos às reivindicações pautadas", avalia.