Prefeitura garante recursos e vai iniciar obras no Japãozinho e Moema Mary

Obras e Urbanização
26/06/2017 16h40

Quando se governa com planejamento e compromisso, problemas são superados e burocracias equacionadas. Foi o que aconteceu na Prefeitura de Aracaju, que trabalhou para não perder cerca de R$ 3 milhões disponíveis desde 2015 no Ministério das Cidades e que estavam prestes a retornar ao Governo Federal sem a devida aplicação. Isso aconteceria porque a gestão passada não enviou corretamente os projetos que seriam contemplados com indicações de duas emendas parlamentares. Agora, com a aplicação dos recursos garantida, a administração municipal dará Ordem de Serviço já nesta terça-feira, 27, para a execução de obras estruturantes no loteamento Moema Mary, localizado no bairro Santos Dumont e no bairro Japãozinho, ambos situados na zona Norte da capital.

Como são recursos federais, o município fica responsável por elaborar o projeto executivo e enviar a documentação necessária para os órgãos federais. Estas providências não foram tomadas em 2015, nem em 2016, e os prazos estavam se esgotando. Entretanto, já neste primeiro semestre, as resoluções foram tomadas e os recursos garantidos.

"Encontramos duas emendas de 2015 prestes a serem devolvidas. Para não perdê-las, encaminhamos toda a documentação para a Caixa Econômica Federal e para o Ministério das Cidades, que acatou nossas argumentações. Em seguida, foi feita a licitação e nesta terça finalmente serão dadas as Ordens de Serviço para estas obras tão sonhadas para os moradores do Moema Mary e Japãozinho", relata Sérgio Ferrari, secretário Municipal da Infraestrutura.

As obras

No caso do bairro Japãozinho, a obra consiste na implantação da rede de drenagem pluvial, rede coletora de esgotos e pavimentação da avenida A, rua B e Travessa B. Essa obra vai melhorar sensivelmente a qualidade de vida das famílias desta área, que ficarão mais protegidas do contágio de doenças, devido à implantação da rede coletora de esgotos, bem como será facilitada a mobilidade urbana, devido à pavimentação e sinalização horizontal e vertical, permitindo melhoria na coleta de lixo, no acesso de ambulâncias e na circulação de pedestres com segurança e acessibilidade.

No Moema Mary, um clamor de cerca de 20 anos finalmente será atendido com a implantação de drenagem pluvial, rede coletora de esgotos e pavimentação das vias e da construção de uma contenção na rua D. A partir deste investimento, a qualidade de vida de 176 famílias desta área será garantida. Além disso, um dos mais importantes benefícios que a obra vai proporcionar será minorar a situação de risco de 46 famílias que residem nas proximidades do morro, constantemente sujeitas ao risco de desmoronamentos que poderiam causar graves danos à integridade física das pessoas e de suas moradias. A medida a ser adotada para evitar os desmoronamentos será a construção de muro de contenção em alvenaria de pedra.