Prefeitura garante recolhimento de pneus

Agência Aracaju de Notícias
28/06/2017 08h20

Garantir a correta destinação de pneus inservíveis é um dos compromissos da Prefeitura de Aracaju com o meio ambiente. Além de viabilizar a reutilização de materiais, a ação também auxilia na redução dos índices de infestação de dengue. Através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), são recolhidas cerca de 12 toneladas mensais de pneus nos bairros da capital.

A coleta é realizada diariamente por dois caminhões, da Emsurb e Defesa Civil, em borracharias, canais, terrenos baldios e em algumas caixas coletoras, que são disponibilizadas pela Emsurb nos bairros, como ponto de apoio para o recolhimento. "É preciso a ajuda da população no descarte apropriado e é por isso que buscamos realizar ações educativas em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Quando é feito um trabalho junto à população, vemos que temos um retorno significativo", ressalta.

Todo material é armazenado em um depósito localizado no bairro Santa Maria e, em seguida, encaminhado para uma empresa que realiza uma triagem (baseada em espécie e tamanho) para separação dos componentes, corte e trituração, conforme o destino final. Após isso, a borracha é enviada a uma fábrica de cimento para ser utilizada combustível natural.

Para o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Rodolfo Costa, que coordena o recolhimento de pneus, o importante é que o trabalho seja realizado de maneira correta e com uma destinação que impacte positivamente. "Precisamos sempre buscar fechar o ciclo completamente e melhorar ainda mais a logística. A destinação adequada diminui gastos de energia e colaboram com o meio ambiente", afirma o engenheiro.

As pessoas que desejam se desfazer desse tipo de material podem levar até o pátio da Emsurb, localizado na rua Acre, s/nº, próximo à Petrobras, em horário comercial. Caso seja necessária a coleta constante, como borracharias, o interessado pode informar ao órgão no mesmo local, para que o endereço seja incluído no roteiro dos caminhões.

Legislação

A formulação de instrumentos que propiciem o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos são algumas das diretrizes que compõem a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lei nº 12.305/10.

"A Lei diz ainda que os municípios devem trabalhar com logística reversa, onde o produtor é responsável pela destinação final do produto. Precisamos sempre ter esse cuidado", explica Rodolfo.