Rua São João é palco de tradicional concurso de quadrilhas

Agência Aracaju de Notícias
27/06/2017 14h00

Como uma das formas de manter viva a tradição na Rua São João acontece o tradicional concurso de quadrilhas juninas, com o apoio da Prefeitura de Aracaju. Neste ano, 17 grupos de quadrilha participam da disputa que resgata e impulsiona a cultura local. Em três eliminatórias, apenas seis quadrilhas participam da final com premiação para a grande vencedora de R$ 6 mil ofertada pela Universidade Tiradentes (Unit).

Passo importante para a realização do evento foi a revitalização do quadrilhódromo. Sem isso, em período de chuva como este, a festa poderia ficar comprometida, já que o telhado estava severamente danificado pela ação do tempo e pela falta de manutenção dos últimos anos. Assim, cerca de cinco mil telhas foram alocadas, e a madeira e outros equipamentos que sustentam a parte do teto foram plenamente recuperados por equipes Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), que também realizou uma nova pintura no local e revitalizou a iluminação no entorno do quadrilhódromo.

Feito isso, então, os grupos podem subir ao palco e cada quadrilha tem o tempo máximo de 30 minutos de apresentação. Com temas definidos, todo o conjunto da obra é avaliado, e para isso, um corpo de jurados analisa nove critérios com pontuações de 7 a 10: coreografia, baião, traje típico, tema junino, xaxado, trio musical, xote, harmonia e animação, e desempenho do marcador.

Jailson dos Santos é um dos jurados deste ano e participa pela primeira vez do lado de quem julga. Durante 25 anos de sua vida, ele foi julgado quando fazia parte de um grupo de quadrilha. "É muito difícil ser aquele que é julgado, mas, a responsabilidade de quem julga não é nada fácil, ainda mais quando sabemos das dificuldades que uma quadrilha passa. Aqui, o importante não é exatamente a nota que damos, mas a valorização que é dada a estes grupos que passam o ano inteiro se preparando para se apresentar por apenas um mês", frisou.

Dhed Freitas, de 29 anos, apesar de jovem, é outro jurado que enxerga nas quadrilhas uma realidade que viveu desde os 17 anos de idade. "Procuro ser muito cuidadoso, mas avaliou da maneira como eu gostaria de ter sido avaliado quando dançava quadrilha. Ver essa tradição ainda acesa é, com certeza, uma das minhas alegrias ano após ano, e é isso que tem que ser preservado", destacou.

As quadrilhas se apresentam a partir das 19h na Rua São João. A grande final do concurso está marcada para a quinta-feira, 29.