Apresentações dos estudantes da Emef José Carlos Teixeira encerram projeto de arborização

Educação
27/06/2017 16h14

Com música, poema, teatro e confecção de cartazes com o tema de arborização, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Carlos Teixeira, localizada no bairro Mosqueiro, encerrou nesta terça-feira, 27, o projeto "Nosso Pomar". O projeto desenvolve um trabalho de educação ambiental através de dois programas, uma parceria da Secretaria Municipal da Educação (Semed) com o "Rede de Escolas Sustentáveis" e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) com o "Amigos do Meio Ambiente".

Na Emef José Carlos Teixeira as atividades foram realizadas com os estudantes do 3º e 4º ano. Para a coordenadora pedagógica da instituição, Patrícia de Castro Pina Esteves Teles, o projeto é muito interessante e foi bem aceito na escola. "Os nossos alunos estão bem empenhados com o "Nosso Pomar", hoje eles fizeram apresentações para demonstrar os conhecimentos que foram adquiridos durante esse tempo. Foram plantadas 11 mudas, entre elas abacate, goiaba, caju, acerola, amora, pau-brasil e outras, que vai melhorar o aspecto da escola, com as sombras e o ar fresco. Estamos todos bem comprometidos com o projeto", destaca.

O meio ambiente é muito importante para os seres humanos e esse projeto de arborização é um meio de preservar e conservar a natureza, é o que afirma a estudante do 4º ano, Carolina da Conceição. "Precisamos cuidar das plantas, porque além do ar puro elas podem nos alimentar com seus frutos. Nas apresentações que desenvolvemos hoje, mostramos para nossos amigos que é nosso dever cuidar e preservar o meio ambiente para termos uma vida mais saudável e todo trabalho que tivemos até agora vai valer a pena", conta.

Segundo a aluna do 3º ano, Cássia dos Santos, o projeto só fez ela se apaixonar mais ainda pelas plantas. "Estou adorando participar desse projeto. Ver uma árvore crescendo, e saber que foi com a minha ajuda e a ajuda dos meus colegas, é um sonho. Gosto muito das plantas porque além dos benefícios que trazem para gente, os pássaros vão poder viver em um ambiente melhor. Tudo que aprendi na escola levei para minha casa e passei para minha família, estou bastante feliz em poder contribuir para nosso futuro", ressalta.

De acordo com a técnica da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped/Semed), Valtenísia Ribeiro, os resultados são bem positivos pelo fato de que as escolas já desenvolvem um trabalho sobre educação ambiental. "Outro aspecto positivo que merece ser destacado é que o projeto procura discutir sobre a temática de forma contínua, diferente da forma pontual que era tratada antes. Evidentemente que ainda temos um caminho longo, tanto no aspecto de incorporar a educação ambiental enquanto tema transversal ao cotidiano da escola, quanto conseguir atender de forma efetiva em todas as escolas da rede", pontua.