Educação Permanente é importante ferramenta para construção de política de saúde em Aracaju

Saúde
28/06/2017 15h20

Um espaço de discussão e construção da política de saúde juntamente com os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).  Assim é o Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), setor ligado à Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi). O CEPS faz a integração entre o trabalho e a formação em saúde, sempre em defesa dos princípios e diretrizes do SUS.

“É uma importante ferramenta de gestão e de produção da política de saúde na capital. É um lugar de diálogo com os usuários e profissionais do SUS, é um espaço de debate e construção. Não visa impor uma política de saúde de cima para baixo, e sim a construção conjunta com participação, principalmente dos trabalhadores e usuários que vivenciam o SUS no cotidiano”, explicou o coordenador do CEPS, João Cavalcante.

O Centro de Educação Permanente é um espaço institucional que ajuda a problematizar a realidade onde o cuidado em saúde é produzido e busca junto aos atores do SUS as soluções para sua efetivação. Ele tem a missão de consolidar a Educação Permanente em Saúde enquanto política de gestão na SMS, garantindo a qualificação, a formação profissional, a produção de tecnologias e a integração ensino-serviço.

Neste momento, o CEPS oferece uma Especialização em Saúde Mental para 33 servidores das diversas redes do SUS/Aracaju em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e também a revisão do Protocolo de Assistência ao Portador de Hipertensão Arterial junto com os trabalhadores das unidades básicas de saúde e cardiologistas do Cemar. “Além de residências e estágios para estudantes dos cursos ligados à área da saúde das universidades e de faculdades de Sergipe. Também estamos trabalhando para efetivar a Escola Técnica do SUS de Aracaju, que foi deixada em segundo plano”, argumentou João Cavalcante.

O CEPS foi criado em fevereiro de 2004 e sua estrutura é formada pela coordenação geral, coordenação pedagógica, secretaria administrativa escolar, pelo Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin) e trabalha com quatro eixos: Educação Permanente; Integração Ensino-Serviço; Educação Profissional e; Educação à Distância.

Novo endereço

O CEPS mudou de prédio e está funcionando desde o mês passado na rua Sergipe, Nº 1, bairro Siqueira Campos, vizinho ao Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca). “Agora temos um espaço próprio que foi planejado para atender as nossas demandas e fica próximo ao Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do Siqueira Campos, que é muito conhecido pelos usuários e trabalhadores do SUS e ainda fica entre o Cemca e a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). É fácil de encontrar”, enfatizou João Cavalcante.

O coordenador informou que o local tem salas para a realização das capacitações, espaço de acolhimento, além das salas administrativas. “Ainda estamos qualificando nossa estrutura com a aquisição de equipamentos como computadores, aparelhos de ar-condicionado, cadeiras, entre outros”, disse, acrescentando que o CEPS já possui três salas amplas para reuniões, oficinas e atividades de educação permanente.