Guardas Municipais firmam acordo para a criação de comunidade das agências de inteligência policial de Sergipe

Guarda Municipal
28/06/2017 16h22

Capitaneados pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), comandantes de várias Guardas Municipais do estado de Sergipe se reuniram na manhã desta quarta-feira, 28, para selar o compromisso de criação da Comunidade das Agências de Inteligência Municipais do Estado de Sergipe (Cagimes). O encontro ocorreu na sede da GMA, no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira).

A iniciativa inédita no Brasil visa criar, capacitar e gerenciar setores de inteligência policial em todas as Guardas Municipais, além de servir como fonte de informação, inclusive para ações da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe. "O setor de inteligência é de suma importância dentro das organizações de segurança pública. Com a criação da Cagimes, todos nós seremos privilegiados com informações, inclusive de outros municípios. Essa troca de informações irá contribuir com a segurança pública e a redução da criminalidade. Além disso, certamente haverá uma integração muito maior entre as corporações da capital e do interior que juntas somam cerca de 1.900 guardiões, de acordo com o último levantamento feito pelo IBGE. Juntos somos a segunda maior força de segurança pública do estado", afirma o inspetor da Guarda Municipal de Propriá, Jean Gledson.

De acordo com o coordenador de inteligência da Guarda Municipal de Aracaju a ideia da criação da comunidade vem tomando corpo já há bastante tempo e segue um modelo amplamente difundido no mundo inteiro. "Essa comunidade tem como base o modelo americano de comunidade de inteligência que se tornou uma tendência mundial após a onda de atentados terroristas em 11 de setembro de 2001. Esse modelo visa o compartilhamento de informações que resultam em diagnósticos e prognósticos detalhados de situações de risco que possam afetar a sociedade", declara o coordenador da Agência de Inteligência da GMA.

Além do fortalecimento institucional, a criação da Cagimes irá estimular o acesso a cursos e treinamentos com a colaboração de integrantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Coordenadoria Geral de Inteligência da SSP, entre outros. "Estamos muito preocupados com o preparo e a capacitação dos agentes das Guardas Municipais que comporão as agências de inteligência no interior do estado, dessa forma, junto com a criação da comunidade estaremos iniciando o Curso Básico de Inteligência de Segurança Pública que ocorrerá na Academia de Polícia Civil de Sergipe entre os dias 03 a 7 de julho com a participação de quase 100 pessoas. Isso certamente trará um aumento exponencial dos resultados positivos na atuação estratégica das Guardas Municipais e uma maior visibilidade no cenário local e nacional", destaca o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.