Casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti diminuem 84% em Aracaju

Saúde
06/07/2017 15h12

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem trabalho rotineiramente no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, e os resultados têm sido mais do que positivos. Comparando o número de casos das três doenças notificadas no primeiro semestre deste ano com o do mesmo período de 2016, onde foram registrados 2.236 casos, houve uma redução de aproximadamente 84% nas notificações. Este ano, foram registrados em Aracaju 229 casos de dengue, 115 de chikungunya e 21 do zika vírus, totalizando 365.

Segundo Taíse Cavalcante, diretora de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS, a redução é consequência do intenso trabalho da Saúde e de outros órgãos responsáveis, mas também da comunidade que tem colaborado ativamente no combate ao mosquito.

"Tivemos uma redução muito significativa no número de casos notificados este ano e a mais expressiva foi o da zika, com uma diminuição de 88% dos casos. E esse resultado positivo é consequência do trabalho intenso dos agentes de endemias, da aplicação do fumacê, das palestras educativas, mas também da comunidade que tem se empenhado no combate ao mosquito e está fazendo a sua parte. Realmente precisamos da ajuda de todos para o controle dos focos", explica.

Embora tenha sido registrada a redução no número de casos das doenças, Taíse ressalta que a sociedade não pode se acomodar e os cuidados devem ser mantidos o ano inteiro para que não haja a proliferação do mosquito.

"Já é comprovado que a transmissão das três doenças é mais veloz no verão porque o Aedes aegypti se transforma em mosquito adulto mais rápido do que no inverno, por causa do calor. Mas como também estamos passando por um período chuvoso, é importante que as pessoas eliminem toda a água empoçada para não dar tempo do mosquito se desenvolver. Então, apesar da diminuição dos casos, os cuidados devem ser mantidos o ano inteiro", declara.

Período de férias

Outro alerta que a diretora da DVS faz é em relação às casas que ficam fechadas durante este período de férias escolares, época em que muitas famílias viajam. Ela lembra que é preciso deixar a lavanderia e baldes tapados e qualquer outro tipo de material que possa acumular água.

"As pessoas que vão viajar e deixar a casa fechada devem retirar tudo do quintal que possa acumular água, como pneus e garrafas, e deixar a lavanderia e os baldes cobertos. Esse cuidado é muito importante para evitar que a família chegue em casa e encontre focos na residência", disse.

Retirada de pneus

Os pneus descartados também são um grande perigo, já que eles acumulam água facilmente, e, por isso, a SMS retirou do meio ambiente, somente no primeiro semestre deste ano, 27.120 pneus.

"Temos borracharias e ferros velhos cadastrados no Programa Municipal de Controle do Aedes e semanalmente fazemos a coleta de pneus nesses locais e levamos para um ecoponto que fica no bairro Santa Maria para eles terem a destinação correta. Somente este ano já retiramos mais de 20 mil pneus do meio ambiente e isso também é importante para o combate às doenças", conta Taíse.

LIRAa

Esta semana, a SMS está coletando larvas nas casas visitadas pelos agentes de endemias para ser feito o quarto Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do ano, que dará o diagnóstico em relação a presença do mosquito em Aracaju.

"Com o diagnóstico atual, além dos trabalhos rotineiros, temos como intensificar as ações nas áreas de risco da capital. Estamos fazendo a coleta das larvas esta semana e, em breve, teremos os resultado", conclui Taíse.