Edvaldo inicia programa de arborização de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
07/07/2017 12h09

A prefeitura de Aracaju deu, na manhã desta sexta-feira, 7, um importante passo no projeto de arborização do município. O prefeito Edvaldo Nogueira iniciou, acompanhado de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de servidores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, o plantio de 500 mudas no Parque Augusto Franco, mais conhecido como Sementeira. A ação integra o Plano Municipal de Arborização Urbana de Aracaju, cuja meta é realizar o plantio de 40 mil árvores na cidade em quatro anos.  

"Damos hoje um primeiro passo de uma nova caminhada no sentido de retomada da arborização de Aracaju. Plantar estas árvores é um gesto significativo. Enquanto estivermos na prefeitura, não iremos parar este projeto, pois tem uma grande importância para a reconstrução da qualidade de vida em Aracaju. Demonstra a nossa preocupação com a sustentabilidade e é um chamado à reflexão para que mudemos os nossos hábitos e possamos conviver melhor com a natureza", afirmou o prefeito.

De acordo com Edvaldo, o programa, cujo mote é "Aracaju mais verde e florida", se estenderá por todas as regiões da cidade, iniciando pelas principais avenidas e pelo Parque Augusto Franco. "A gente começa aqui pelo Parque da Sementeira; passará pelas principais avenidas; será feito ainda um trabalho de cobertura vegetal das ciclovias, para que o trajeto dos ciclistas seja mais agradável; há um eixo do programa de plantio de árvores frutíferas nas escolas, para que as crianças compreendam melhor a importância do convívio com a natureza, e, por fim, os bairros também receberão programa. Por isso, precisamos muito da participação da comunidade", destacou.

Mais de cinco mil mudas

O secretário do Meio Ambiente, Augusto César Viana, informou que a previsão para este ano é plantar mais de 5 mil mudas na cidade, sendo a maioria delas de espécies da Mata Atlântica. "Até o momento, o programa já realizou o plantio de 1.500 mudas. Temos que aproveitar este período de chuvas para, até o final do mês de agosto, acelerarmos este processo", relatou.

Viana ponderou que, neste primeiro momento do programa, os locais que receberão as mudas são áreas por onde já há o serviço de irrigação da vegetação por carros-pipa. "A preocupação da gestão de Edvaldo Nogueira é que o programa tenha continuidade, por isso diante da situação financeira que herdamos, não será possível ampliar o plantio para novas áreas, mas iremos reforçar onde os carros-pipa já passam", explicou.

Ele também destacou a importância do programa "Nosso Pomar", um dos eixos do Plano de Arborização. "O foco do programa é oferecer à população alimentação saudável, com a plantação de árvores frutíferas, ao mesmo tempo em que melhoramos o déficit arbóreo da capital. Este projeto já está sendo realizado em sete escolas da rede municipal e iremos ampliá-lo no próximo ano", disse.

Melhorias na Sementeira

Na visita que realizou ao Parque da Sementeira, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou que é projeto prioritário da sua gestão realizar a revitalização do local. "Queremos tornar o Parque da Sementeira num local melhor e mais atrativo. Este é um espaço que ficou muito abandonado nos últimos quatro anos, mas queremos estabelecer uma parceria público-privada para revitalizá-lo, com paisagismo, plantio de árvores, como estamos fazendo hoje, além de melhorar a área de caminhada e as ciclovias", informou.

Na solenidade, Edvaldo lembrou o plantio de mudas realizado por ele e por Marcelo Déda nas gestões anteriores. "Neste momento, estamos retomando um projeto iniciado em 2005 por Déda e por mim. As mudas que eu, ele e Zé Eduardo plantamos aqui se tornaram árvores que embelezam o parque até hoje", comentou. A ação desta sexta plantou mudas de ipê roxo e amarelo e de traideiras - todas espécies da Mata Atlântica.