Fundat proporciona cursos de capacitação em parceria com o Senai

Formação para o Trabalho
14/07/2017 12h14

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), através da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), continua proporcionando qualificações que preparam os aracajuanos para vários nichos do mercado de trabalho. Entre eles, está o setor têxtil, que possibilita muitas oportunidades para quem deseja alcançar um espaço profissional. Por esse motivo, durante este mês, foi ofertado em duas turmas - manhã e tarde - o curso de Cortador e Costurador de Peças Íntimas (160h), ministrado na unidade móvel do Senai, localizada no bairro Santos Dumont.

A instrutora Márcia Reinaldo, que já foi proprietária de uma fábrica de confecção de peças íntimas e lingerie, explica que as alunas aprenderam e praticaram técnicas de corte, o manuseio das máquinas de costura, incluindo as industriais, além de nomenclaturas específicas. "Elas foram se aperfeiçoando e adquirindo experiência, vieram sem conhecimento nenhum e acabaram concluindo as peças, se elas quiserem podem continuar se aprimorando e qualificando mais", afirma Márcia.

Segundo a professora, o segmento da costura é um setor muito abrangente e os profissionais podem atuar em diversas áreas como produções de almofadas, malhas e tecidos em geral. "Queremos qualificar não apenas para a indústria, mas também para que elas possam ter uma independência financeira a partir do próprio negócio", finaliza Márcia, informando que ao longo da capacitação foram confeccionadas peças como calcinhas, sutiãs, cuecas básicas, clássicas, camisolas, baby dolls e pijamas infantis e adultos", comenta.

Aprendizado concluído

A aluna Chrisleyde Mattos, 29, ficou sabendo do curso através do site e rede social. Ela já teve contato com outras qualificações na área por meio do Senai e da Fundat. "Quero me desenvolver na costura para ir ao mercado de trabalho porque hoje quem não tem cursos eles estão deixando de lado, então temos que nos capacitar procurando novos aprendizados e nos capacitando para que o campo de trabalho busque ainda mais a gente", conta a participante, apaixonada por costura.

Já Geane Santos, 43, agradeceu a oportunidade que a Fundat, Prefeitura de Aracaju e o Senai concederam com a liberação desse curso. "Achei excelente, muitas já conheciam, mas outras não tinham a noção, então para todas nós foi gratificante, principalmente para mim em poder manusear aquelas máquinas", expressa.