Defesa Civil descarta risco de desabamento do antigo Hotel Palace

Agência Aracaju de Notícias
14/07/2017 18h13

Na tarde desta sexta-feira, 14, diversos órgãos públicos municipais e estaduais apresentaram informações a respeito da vistoria realizada quinta, dia 13, no prédio do antigo Hotel Palace, localizado na praça General Valadão, Centro de Aracaju, em entrevista coletiva concedida à imprensa, realizada na sede do Corpo de Bombeiros de Sergipe (CBM/SE). O objetivo foi esclarecer e acalmar a população, após os comentários que circularam nas redes sociais devido à inspeção do local.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, coronel Gilfran Mateus, o risco de colapso estrutural está praticamente descartado. “Existem outros riscos de menor importância do que um desabamento, como infiltrações, descolamento de pastilhas e queda de vidraças, mas estamos trabalhando em conjunto, solicitando intervenção principalmente do poder público estadual, para sanar essas pendências o mais rápido possível e evitar uma decisão mais drástica, que seria a interdição”, explica.

A equipe técnica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea) reuniu informações e dados para elaboração de um laudo aprofundado sobre os problemas estruturais, que será entregue dentro de um prazo de 60 dias. Durante a inspeção, mais de 60 comerciantes do local também foram notificados sobre a necessidade de regularização para risco de incêndio, devendo adequar-se às exigências legais em 30 dias, apresentando o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico, colocação de extintores e sinalizações de emergência.

A vistoria, realizada por iniciativa da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e do Ministério Público de Sergipe (MP/SE), acabou gerando tumulto em redes sociais e na mídia. “Queremos acalmar, deixando clara toda a situação do prédio, sem ignorar que existem patologias que precisam ser tratadas e que iremos aguardar o laudo mais consolidado do Crea, para nos subsidiar e tomar as devidas providências”, assegura o coronel Mendes, representante do Corpo de Bombeiros.

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) também está participando da comissão de órgãos públicos que buscam garantir a segurança das pessoas que circulam e trabalham nas proximidades, além da preservação do patrimônio. O apoio dado pela empresa pública no momento é através da disponibilização de engenheiros para análise da estrutura e riscos, fatores que colaboram com o trabalho da Defesa Civil.

O prédio, que atualmente tem grande parte da sua propriedade do Governo do Estado, com participação da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e de particulares, foi inaugurado em 1962 como o mais moderno e luxuoso hotel da capital.

Estiveram presentes representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea), Vanessa Meneses, da Defesa Civil Estadual e Municipal, coronel Alexandre e coronel Gilfran Mateus, respectivamente, da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, do Corpo de Bombeiros de Sergipe, coronel Erivaldo Mendes, da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Fábio Henrique, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto, e o chefe de gabinete da Prefeitura de Aracaju, Renato Teles.