Construção de Escola do 17 de Março segue avançando

Obras e Urbanização
17/07/2017 13h09

A educação é um dever da família e do Estado e todas as crianças têm direito à igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, que deve garantir o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, o respeito à liberdade e o apreço à tolerância. Estas são algumas das premissas que constam na Constituição Federal de 1988 e que são direitos do cidadão. A Prefeitura de Aracaju tem buscado cumprir seu papel para alavancar políticas públicas educacionais e fazer do direito à Educação um movimento de mudança sociais.

No bairro 17 de Março está em franco andamento a obra de construção da Escola de Ensino Fundamental (Emef), que contará com uma estrutura moderna para acolher as crianças e jovens do bairro. Serão oito salas de aula, sala de informática, espaço de música, biblioteca, sala de vídeo, refeitório, espaço multieventos, arquivo, áreas de jardins, estacionamento, compartimentos para tarefas administrativas e quadra poliesportiva coberta.

Os investimentos totalizam cerca de R$ 2,4 milhões, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal, e têm um forte significado tanto para a gestão, como para os moradores. "A natureza da obra pode revelar muitas coisas, mas construir uma escola é, sem dúvida, apontar caminhos, acolher a juventude e promover políticas públicas que empoderem a população. Quando o prefeito Edvaldo determinou prioridade nesta obra percebi que a filosofia administrativa da capital voltou a ser focalizar na melhoria de vida das pessoas e pensar no futuro", destaca Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura.

O secretário explica o andamento da obra e afirma que a meta é entregar a unidade escolar no menor tempo possível. "Hoje já temos parte do telhado colocado, estamos implantado lajes nas estruturas, já concluímos a rede interna de esgoto. Também iniciamos a parte hidráulica e elétrica e a quadra recebe uma nova camada de pintura na estrutura metálica. Aproximadamente 30 profissionais trabalham na obra o que torna o ritmo satisfatório", enfatiza Ferrari.

Investimentos

Atualmente o montante de obras em andamento soma mais de R$ 12,2 milhões e beneficia cerca de 120 mil pessoas. Mesmo com todas as dificuldades encontradas, o Município já começa um momento de estabilidade e já começa reconstruir a cidade e devolver a qualidade de vida aos aracajuanos.