Emsurb recolhe lixo em áreas de descarte irregular no 17 de Março

Serviços Urbanos
18/07/2017 17h38

Devido à alta incidência de casos em diversos pontos da cidade e em cumprimento à determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) vem trabalhando intensamente no recolhimento de lixo em áreas de descarte irregular e na colocação de caixas coletoras em diversos locais da capital.

Apesar da coleta domiciliar ser realizada regularmente em toda a cidade e de haver mais de 150 caixas coletoras disponibilizadas para descarte de pequenos volumes, sendo 71 para lixo, 23 para entulho e 60 PEV’s (Ponto de Entrega Voluntária), é comum o flagrante de moradores e carroceiros que despejam todo o tipo de material em terrenos baldios, calçadas e até margens de canais.

Durante a manhã desta terça-feira, 18, os agentes iniciaram os serviços com o recolhimento de lixo na ocupação das Mangabeiras, no bairro 17 de Março, zona Sul de Aracaju. “Estivemos reunidos com uma comissão de moradores e, após ouvirmos as demandas, montamos uma estratégia de ação específica para atender as pendências da comunidade. Estamos programando ações como essa em outros bairros para manter toda a cidade limpa e conservada”, explicou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

Segundo informações da Diretoria de Operações, foram instaladas cinco caixas coletoras na localidade, sendo duas com capacidade de 30m³ e três com capacidade de 5m³. Os serviços estão sendo executados por sete equipes, com 84 agentes de limpeza, e devem ser concluídos até o final da semana.

Bruno Moraes acrescentou ainda que a Prefeitura tem cumprido o seu papel, mas é preciso que a população colabore não jogando lixo e entulho em vias públicas. “Temos cumprido com nosso dever de levar os serviços à população, mas é sempre um trabalho conjunto, a população precisa também colaborar", ressaltou.

Outros serviços

Além do recolhimento do lixo em diversos pontos da localidade, os agentes de limpeza executaram os serviços de roçagem mecanizada e limpeza de canal. A atividade, que foi desenvolvida de maneira manual, tem o objetivo de manter o ambiente limpo, através da roçagem das margens e a retirada de resíduos na parte interna do canal. "Trata-se de um trabalho que é feito periodicamente e sempre que está em época de chuva aumentamos a intensidade", informou o coordenador de Manutenção e Vias Públicas, Everaldo Ferreira.

Morador da região, o agente de serviços gerais Cristiano de Oliveira acompanhou de perto a execução do serviço das equipes e comemorou a colocação de uma caixa coletora perto de sua residência. “Temos que fazer a nossa parte e não ficar esperando somente pela Prefeitura. Desde o início do ano a coleta de lixo passa regularmente por aqui, mas temos que lembrar de não jogar lixo em local indevido. Com a colocação dessa caixa espero que a população colabore mais”, enfatizou.

Integrante do Conselho de Segurança do bairro 17 de Março, Jackson Miller Batista dos Santos, também vibrou com os serviços executados. “Tivemos nossas solicitações atendidas de imediato pela direção da Emsurb. A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas nós precisamos somar”, disse.

Penalidades

A Prefeitura de Aracaju tem realizado monitoramento constante do descarte irregular de lixo e busca conscientizar a população sobre a gravidade da ação. O ato é considerado crime, de acordo com a Lei Municipal vigente de nº 1.721/91.

Os cidadãos que forem flagrados descartando materiais em locais irregulares estão sujeitos a penalidades da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que vão desde a autuação inicial e multa, podendo variar entre R$ 500 e R$ 50 mil reais a, até mesmo, detenção. Apesar da ação não possibilitar prisão em flagrante prevista em lei, o infrator será submetido a processo judicial e a pena irá depender da gravidade do caso, no que se refere aos danos causados ao meio ambiente.

As denúncias podem ser feitas pela população à GMA por meio do telefone 153 ou do Whatsapp (79) 98166-7790, pela Sema no telefone 98149-2497 ou pelo e-mail sema@aracaju.se.gov.br, pelo número 118 da SMTT, ou através da Ouvidoria da Emsurb.