Escolas municipais recebem Selo Verde da Brigada da Dengue

Educação
18/07/2017 18h08

O combate intensivo aos focos do mosquito Aedes Aegypti é de grande importância em qualquer ambiente, e no escolar não é diferente. Além disso, estudantes, professores e funcionários são agentes disseminadores de informações em suas comunidades. Exemplo de um bom trabalho nesta luta aconteceu na tarde desta terça-feira, 18, com a conquista do Selo Verde de combate à dengue pelas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Sergio Francisco da Silva e Maria da Gloria Macedo, localizadas no bairro Lamarão e no Bairro Industrial, respectivamente.

O Selo Verde é um símbolo que cada escola pode receber quando agentes de endemias fiscalizam todo o ambiente e declaram não haver nenhuma situação que propicie a manifestação do mosquito. Esta é uma iniciativa da Brigada da Educação, programa da Secretaria de Estado da Educação (SEED) apoiada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), através da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade(Coped).

A coordenadora da Coped/Semed, Maíra Ielena, explica que o trabalho de prevenção ao Aedes Aegypti está inserido no Programa Saúde na Escola (PSE). Segundo ela, foram priorizadas, de início, as escolas situadas nas áreas problemáticas da cidade de acordo com o Levantamento Rápido do índice de Infestação por Aedes aegypti e depois outras diversas regiões da cidade. "Estas ações têm o objetivo de educar, prevenir a proliferação deste mosquito. O objetivo não é apenas a prevenção e o combate ao mosquito, mas  a busca para que as informações transmitidas nas escolas sejam levadas e praticadas onde as pessoas moram ou frequentam'', conta.

Na visita anterior, a Brigada encontrou focos do mosquito na região, mas a comunidade escolar se engajou no combate. A diretora da Emef Sérgio Francisco, Fabiana Araújo, conta o quanto ficou feliz com a conquista do Selo Verde. ''Os agentes de endemias agendaram a visita e fizeram a vistoria em tudo, olharam todos os cantos da escola e não encontraram nenhum foco. Os alunos que estavam na escola no período de férias, fazendo aulas de dependência estavam presentes e demonstraram estar orgulhosos. Para a gente foi muito importante porque mostra que estamos no caminho certo'', afirma.

A coordenadora de Emef Maria da Glória, Cristiane Costa, conta que o Selo significa o resultado de ações praticadas ao longo do tempo, já que na escola em que trabalha é realizado todos os anos, em parceria com a comunidade local, um trabalho de conscientização ao combate à dengue.

''Cada professor trabalha com atividades voltadas ao combate ao mosquito Aedes aegypti e fazemos, ao final dos trabalhos, uma culminância com a troca de informação entre os alunos, apresentando cartazes e materiais produzidos por eles. Este ano nós podemos contar com a Brigada de Educação contra o Aedes e, de forma bem lúdica, nossos alunos puderam compartilhar as ações e multiplicar ou praticar o que aprenderam em suas casas'', enfatiza.