Reap inicia segunda etapa do PMAQ com equipes da UBS Amélia Leite

Saúde
19/07/2017 18h23

A Rede de Atenção Primária (Reap) da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está empenhada em resgatar o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) para proporcionar uma maior resolutividade ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Na tarde desta quarta-feira, 19, foi iniciada a segunda etapa do programa, desta vez com as duas equipes da Unidade Básica de Saúde (USB) Amélia Leite, no bairro Suíssa.

De acordo com Nara Mariano, coordenadora adjunta da Reap, houve uma capacitação na semana passada para todos os apoiadores, tanto os institucionais, que são apoiadores das regiões de Saúde, como os matriciais, que são os técnicos das áreas programáticas, onde estão inseridos os programas da Atenção Primária.  “Eles foram treinados para aplicar a metodologia e as metas na segunda etapa do PMAQ com os trabalhadores que aderiram ao programa porque serão avaliados pelo Ministério da Saúde (MS) em agosto”, informou a coordenadora, explicando que irá um avaliador do MS em cada unidade para entrevistar membros da equipe e usuários do SUS.

A coordenadora explicou, ainda, que esta etapa é para a reorganização do processo de trabalho e para pactuar as metas do MS e também as metas municipais. “Faremos com as 137 equipes do município de Aracaju, estamos iniciando hoje com estas duas da Amélia Leite. Nesta quinta-feira, 20, faremos com a UBS Antônio Alves e depois seguiremos um calendário com as demais”, ressaltou Nara.

Além das duas equipes de Saúde da Família, participaram da reunião a apoiadora institucional da 5ª Região de Saúde, Maria das Graças Nunes de Jesus, e as residentes de Saúde da Família da SMS.

Melhoria

Para a auxiliar em enfermagem de uma das equipes da unidade Amélia Leite, Cláudia Valéria Andrade de Oliveira, que aderiu recentemente ao PMAQ, o programa terá resultados positivos. “Eu não fazia parte e resolvi aderir porque entendi que é um programa que incentiva mesmo a melhoria da atenção básica e, consequetemente, melhora o atendimento ao cidadão que utiliza o SUS, além de dar uma injeção de ânimo nos profissionais que se sentem mais valorizados”, enfatizou Cláudia.

A servidora mostrou que já foram realizadas pequenas modificações na unidade para a melhoria do trabalho. Por exemplo, ela teve a iniciativa de colocar vasos decorados com preservativos nos banheiros para que as pessoas peguem. “Muitas pessoas têm vergonha de pegar as camisinhas no balcão da recepção, então pensei que no banheiro as pessoas pegam e ninguém vê”, explicou Cláudia. Também ela decorou a sala de vacina e de nebulização com temas infantis para atrair a atenção das crianças. Os servidores da unidade também fizeram um banner com a cartografia, ou seja, a área de cobertura das equipes de Saúde da Família.

“São pequenas mudanças que já melhoram o processo de trabalho e de atendimento. Isso será avaliado positivamente pelo PMAQ”, disse a coordenadora Nara Mariano.