Turma de Vendedor em Shopping finaliza curso com aula prática

Formação para o Trabalho
19/07/2017 23h11

Na manhã desta quarta-feira, 19, chegou ao fim a primeira turma do curso de Vendedor em Shopping (60h) oferecido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A capacitação, que aconteceu durante o mês de julho, foi finalizada com 29 alunos aprovados que estudaram as disciplinas de Gestão Comportamental (10h) e Gestão de Vendas (20h).

De acordo com a diretora de empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Rosana Amaral, o principal objetivo da qualificação é investir nos aracajuanos que almejam atuar no segmento de comércio e vendas, proporcionando às empresas uma mão de obra preparada para atuar neste mercado de trabalho. “O nosso compromisso é melhorar a vida pessoal e profissional dos cidadãos e facilitar a procura dos empregadores por pessoas que estão prontas pra iniciar uma carreira na área”, explica Rosana.

Como uma forma de fixar e praticar o aprendizado adquirido, os participantes, sob a supervisão da instrutora Michelle Rezende, prepararam no último dia de aula, uma exposição de produtos confeccionados por cada um deles com o objetivo de simular as etapas do processo de compra e venda de um produto. “A Fundat nos procurou e pediu um conteúdo bem prático, aí surgiu essa ideia”, diz Michelle.

Segundo ela, os alunos foram desafiados a explorarem a criatividade para que produzissem algo diferenciado. “Fizemos o planejamento de tudo que foi necessário e eles elaboraram tudo na aula com a minha orientação. Fizeram o trabalho de merchandising, apresentação e elaboração do produto. Além disso, nós também criamos um dinheiro fictício para a realização de uma simulação de compra e de uma maneira atrativa eles convidaram as outras turmas para visitarem a exposição”, relata a instrutora.

Michelle ainda completa que todo aprendizado foi direcionado à correta postura de um vendedor e o passo a passo de como ocorre as vendas em shoppings. “Por ser um local que possui um público e horários diferenciados, a abordagem feita aos clientes também deve ser diferenciada”, afirma.

Para a professora, que já atuou como atendente, vendedora e gerente de vendas, a ideia da Fundat em oferecer este tipo de qualificação preenche a carência de profissionais preparados para ocupar as vagas de trabalho direcionadas ao comércio e vendas. “Dos meus nove anos na área comercial, alguns deles foram em shopping. Gostei muito de trabalhar lá, é um lugar aberto a várias oportunidades porque recebe vários tipos de lojas e clientes variados, portanto, há espaço neste mercado, basta que haja identificação com o ramo”, finaliza Michele, salientando o crescimento do setor com a expansão e abertura de novos shoppings no estado de Sergipe.

Qualificados para o trabalho

Desempregada há cinco meses, a aluna Amanda Santana, 28, atualmente trabalha como autônoma vendendo produtos personalizados. Segundo ela, o curso é uma ferramenta essencial para ela retornar à área com mais preparo e confiança. “Na verdade sempre estamos em busca de um emprego, porém a gente não tem a qualificação, gostei muito e a experiência foi ótima, além de conhecer várias pessoas e profissionais, a professora foi excelente e o aprendizado foi de grande valia”, conta.

Para o aluno Ricardo de Jesus, 38, a qualificação trouxe experiência e conhecimento na área. “Já trabalhei com vendas, mas não com a carteira assinada, é algo que gosto bastante, tenho facilidade de falar com o público, por isso, estou unindo o útil ao agradável”, almejando uma uma oportunidade futura de trabalho. “Tenho vontade de trabalhar e colocar em prática, foi troca de experiências com colegas e professores, interagimos em equipe e isso foi muito válido”, conclui.