Força-tarefa da Prefeitura percorre as ruas coibindo o descarte irregular de lixo

Guarda Municipal
19/07/2017 15h32

A Prefeitura Municipal de Aracaju está colocando nas ruas uma força-tarefa encabeçada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). Diariamente e em horários alternados, agentes da Guarda Municipal (GMA), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e fiscais da Sema estão percorrendo as principais ruas e avenidas da capital, principalmente nos locais já comuns para a prática irregular e criminosa do descarte irregular de lixo e entulho.

“Durante o último período chuvoso, toda a população de Aracaju viu o estrago que o descarte irregular de lixo pode causar, principalmente quando dispensados próximo a canais e bocas de lobos. A prefeitura está empenhada em resolver essa situação de uma vez por todas, porém, para isso é necessário que a comunidade participe, colabore e denuncie”, explica o supervisor da GMA, Robério da Cruz.

Na noite da última quarta-feira, 19, a equipe atendeu denúncias de moradores da zona norte e sul. Foram visitados pontos na avenida São Paulo, no bairro José Conrado de Araújo; avenida Brasil, no Bairro América; rua Gean Carlos dos Santos, bairro Agamenon Magalhães; rua Jorge Pereira Porto, no Salgado Filho; rua Tenente Durval Chaves, no Lourival Batista e avenida Dr. Francisco Moreira, no bairro Luzia.

Durante as diligências não foram flagrados descartes irregulares, porém os agentes aproveitaram a ocasião para conversar com a população e orientar em relação aos canais de denúncia da prefeitura. “Todos os nossos guardiões estão atentos, além disso, há a fiscalização também por parte dos agentes da SMTT. Dessa forma, estamos com um grande efetivo nas ruas, auxiliando os fiscais da Sema no cumprimento da Lei Municipal nº 1.721/91, que trata especificamente do código de limpeza urbana e atividades correlatas. Quem for flagrado, poderá ter certeza de que será punido na forma da lei, e que essa punição tem apenas um objetivo, que é a melhoria da qualidade de vida de todos os aracajuanos”, afirma o subinspetor Fernando Mendonça, diretor geral da GMA.

Denúncias

As denúncias de descarte irregular de resíduos sólidos podem ser feitas à Sema, através do whatsapp 98107-1143; à Guarda Municipal, pelo telefone 153 ou whatsapp 98166-7790; e à SMTT, através do telefone 118.