Gratidão: cerca de 200 pessoas em situação de rua são beneficiadas em evento da Guarda Municipal

Guarda Municipal
21/07/2017 11h55

A chuva não foi empecilho para a realização da primeira edição do The Street Store, evento promovido pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA) na noite de quinta-feira, 20, na praça General Valadão, Centro. Após receber agasalhos e roupas na Campanha do Agasalho, a Guarda decidiu doá-los de uma forma diferente, pendurando as peças em cabides, como numa loja. A clientela: pessoas em situação de rua. A moeda: gratidão.

O evento se difere de uma ação de doação comum ao permitir que as pessoas escolham as peças que desejam, como se estivessem numa loja. Para o diretor geral da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça, este detalhe faz toda diferença, pois muitas vezes as roupas doadas não servem. "A intenção desse evento é que as pessoas em situação de rua possam escolher as peças, como numa loja a céu aberto, porém sem pagar dinheiro algum. Que elas possam escolher as roupas que se adequem aos corpos dela, por exemplo, que não peguem o que não poderão utilizar".

"Faz muito mais sentido as pessoas virem e escolherem. Nós, da Assistência, recebemos doações, mas não há muita oferta. E com isso, elas não têm o prazer de escolher", disse Laís Almeida, representante da Secretaria Municipal da Assistência Social.

Nessa época do ano, os dias são marcados pela chuva e frio, e neste ano Aracaju atinge temperaturas mais baixas que o normal. Muitas vezes, quem está em situação de rua não tem como se aquecer. "Achei ótimo. Nós precisamos muito. Precisamos de roupas, cobertores, agasalhos, ficamos muito felizes. Essa conversa entre a gente e a Prefeitura é algo necessário. Por mim e meus amigos, essa iniciativa deveria acontecer mais vezes", disse Messias Santos, um dos beneficiados pelo evento.

Para Paula Almeida, psicóloga do Núcleo Médico Psicossocial da Guarda Municipal, a iniciativa da Prefeitura fez com que as pessoas em situação de rua fossem lembradas. "Achei bonita a iniciativa da Prefeitura, através da Guarda. Foi bonito chegar aqui e ver a reação delas, de serem vistas, serem cuidadas. Ainda mais nessa época de frio. O momento foi deles", refletiu.

Não havia brinquedos nem jogos, mas as crianças também ficaram satisfeitas com a "loja". A pequena Yasmin, de 8 anos, escolheu um par de sapatos azuis. "Peguei esses sapatos lindos, gostei muito. Gostaria de levar algo para minha irmã também". Já Larissa, de 10 anos, fez planos com a peça que escolheu. "Vou usar o meu quando eu for à igreja", revelou.

Segundo o secretário da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Luís Fernando Almeida, o evento transparece o papel humano da Guarda Municipal. "A Guarda é firme e forte contra a criminalidade, mas também é humana para acolher aqueles que mais necessitam", afirmou.

De acordo com Mendonça, aproximadamente 1.000 peças de roupas, agasalhos e sapatos foram doados e cerca de 200 pessoas em situação de rua foram beneficiadas com a ação.