Seplog realiza oficina para discutir sobre o Plano Plurianual de Aracaju (PPA)

Planejamento e Orçamento
21/07/2017 10h39

O fortalecimento do processo de planejamento e gestão é indispensável para uma administração pública responsável. Baseando-se neste pensamento, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), promoveu na última quinta-feira, 20, uma Oficina sobre o Plano Plurianual de Aracaju (PPA), reunindo representantes de órgãos municipais e empresas públicas na ideia de discutir sobre o orçamento do município para desenvolver ações e programas que serão executados nos próximos quatro anos.

De acordo com o coordenador geral do Orçamento da Seplog, José Leilton de Almeida, responsável pela ação, a iniciativa ampliará o conhecimento para a construção do plano. "Estamos falando de um plano que deve ser feito a cada quatro anos, por todos os entes da Federação, União, Estados e Municípios, para estabelecer diretrizes, metas e objetivos de gestão. O PPA é aprovado pelo legislativo e deve andar alinhado com o planejamento estratégico da cidade. A nossa proposta foi de esclarecer para os órgãos sobre o plano e tirar todas as dúvidas a respeito desta ação, pois teremos que enviá-lo para a Câmara Municipal até o dia 31 de agosto, e contamos com a colaboração dos órgãos para o êxito deste trabalho", ressaltou.

Planejamento

A pavimentação de ruas, a construção de novas pontes e a revitalização de praças, são bons exemplos de ações que garantem o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da população aracajuana. E para execução de iniciativas como essas é necessário um planejamento que se baseie em instrumentos que irão conduzir o orçamento público: Plano Plurianual (PPA) voltado para o conjunto de programas para quatro anos, Lei Orçamentária Anual (LOA), vinculada à alocação de recursos para execução dos programas e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que trata da priorização anual dos programas e metas ficais. O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2018 (PLDO), já foi encaminhado à Câmara Municipal de Aracaju no dia 31 de maio de 2017.