Representantes de Colegiado Regional discutem pactuações de Saúde

Saúde
21/07/2017 16h31

Como acontece todos os meses, foi realizada mais uma reunião ordinária do Colegiado Interfederativo Regional (CIR) de Aracaju, que é formado pelos oito municípios que compõem a região de Saúde. Um dos objetivos do encontro mensal é pactuar ações de Saúde que dizem respeito à Regional. A atividade aconteceu na manhã desta sexta-feira, 21, no auditório da Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual.

Durante a reunião foi apresentado o Plano de Intervenção para a Pessoa com Deficiência pela gerente do Centro Especializado de Reabilitação (CER II), Mylena Amaral. “Com a habilitação da Apae houve uma pactuação no Colegiado Interfederativo Estadual (CIE) que a associação atenderá os outros municípios do Estado. O CER II ficará responsável  somente pelos oito municípios da Regional de Aracaju. Nossa meta é aumentar em 50% com novas ofertas e estamos em busca da excelência do cuidado”, explicou Mylena.

A gerente da Área Técnica de Surto da Covepi da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) de Aracaju, Mariana Aragão, apresentou o quadro atual das doenças diarreicas na capital. “Desde meados de abril até a 24ª semana epidemiológica, ou seja, até junho, foram notificados 6.816 casos em Aracaju. Mas obtivemos a informação de que em alguns municípios também houve surto da doença. Estamos trabalhando em conjunto com a Vigilância Sanitária de Aracaju e o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), mas até o momento não identificamos o agente causal”, informou Mariana.

Repactuação de medicamentos das IST/Aids

A farmacêutica e assessora técnica do Programa Municipal de IST/Aids de Aracaju, Débora Oliveira, apresentou a repactuação dos medicamentos das infecções sexualmente transmissíveis e infecções oportunistas para pessoas vivendo com HIV/Aids em Aracaju. “Fizemos uma pactuação em 2012, mas com a sugestão de alteração de alguns medicamentos precisamos repactuar porque desde o primeiro caso de Aids diagnosticado em Sergipe, em 1987, até maio deste ano foram 5.797 casos, destes, 41% são em Aracaju, ou seja, 2.378. Então disponibilizamos muitos medicamentos e o Estado nos auxilia”, explicou Débora.

Ela informou que o medicamento é disponibilizado no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Siqueira Campos e nas cinco unidades básicas de saúde (UBS) que são referência de IST/Aids na capital: Dona Sinhazinha, Anália Pina, Geraldo Magela,  Francisco Fonseca e Max de Carvalho.

Além dos técnicos da SMS de Aracaju, participaram da reunião a secretária adjunta municipal de Saúde, Ana Débora Santana, a secretária executiva do CIR, Kátia Cristina de Oliveira, técnicos da SES e os secretários e representantes dos municípios que completam a Regional: Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga D´Ajuda, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e São Cristóvão.