Gerentes de Unidades de Saúde participam de curso de formação

Saúde
21/07/2017 17h47

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu início na tarde desta sexta-feira, 21, ao Curso de Formação para Gerentes das Unidades de Saúde da Família (USF's). A primeira aula foi realizada no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), que fica no bairro Siqueira Campos, e contou com a presença massiva dos gerentes das 44 USF's, de coordenadores dos programas da Rede de Atenção Primária (Reap), da diretora de Atenção à Saúde, Ana Márcia de Oliveira, além da secretária Municipal da Saúde, Waneska Barboza.

O curso, segundo a coordenadora adjunta da Reap, Nara Mariano, terá duração de dez meses e carga horária de 100 horas. Os encontros vão acontecer sempre na terceira sexta-feira de cada mês, das 13h30 às 17h. “Nosso objetivo é capacitar os gerentes para que eles possam lidar com a complexidade da atenção básica e, para isso, faremos atividades não somente em sala de aula, mas também em território com ações que estão previstas no curso”.

Foi o coordenador do CEPS, João Cavalcante, quem abriu os trabalhos e falou da satisfação em contribuir com na construção da política de saúde. “A equipe do CEPS está muito feliz pela retomada das atividades na nova sede, principalmente porque é o primeiro curso que nós montamos totalmente voltado para os profissionais da nossa rede de assistência. O que a gente quer é que esse seja um ambiente de encontro e produção de conhecimento”.

De acordo com a secretária da Saúde, esse é o início da execução do projeto maior da Prefeitura que é o fortalecimento da Atenção Básica. “A partir do momento que buscamos o gerente na Unidade de Saúde para capacitá-lo dentro das normativas que a gestão entende que são necessárias para reconstruir a saúde e a gente consegue uma adesão como essa de hoje, a gente percebe que todos na SMS estão com o mesmo foco e com o fundamento principal de trabalhar com eficiência. Esse é um passo inicial que vai levar para a ponta a intenção de toda a gestão, já que o gerente vai ter ferramentas para cuidar melhor da sua unidade, tomando conta dos insumos e materiais e gastando somente aquilo que é necessário”, pontuou Waneska Barboza.

A secretária explicou também os benefícios desse curso para os usuários da rede pública de saúde.  “Com a capacitação o usuário do SUS passará a ter uma saúde de qualidade com menos gastos e mais oferta de serviços”.