Saúde promove bazar com usuários do Caps Liberdade

Saúde
25/07/2017 15h48

Com a proposta de promover a inclusão social dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou na manhã desta terça-feira, 25, o Primeiro Bazar do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Liberdade, no bairro Siqueira Campos. Roupas, calçados, artesanato e chocolates foram alguns dos itens comercializados com toda a renda revertida para a compra dos materiais utilizados pelos próprios pacientes nas oficinas terapêuticas.

Alguns dos produtos do bazar foram doados pela vizinhança do bairro e pelos funcionários do Caps, outros foram confeccionados pelos próprios usuários. “O dinheiro no nosso bazar não é o que realmente importa, tanto é que estamos comercializando as peças doadas pelo valor simbólico de R$ 1 ou R$ 2. Dessa forma a gente consegue inserir nosso usuário dentro desse contexto de poder comprar e escolher o que eles gostam”, explicou Adriana Monteiro, coordenadora do Caps Liberdade.

Para Carlos Gualberto, terapeuta ocupacional, a iniciativa fortalece as ações do Caps, com a integração e valorização dos pacientes na sociedade. “O nosso principal objetivo é amenizar e tratar as crises dos usuários para que eles possam recuperar sua autonomia e se reinserir nas atividades cotidianas. Dentro desse contexto,  estamos proporcionando a realização de atividades que estimulam a participação social e criativa dos pacientes”.

Foram nas oficinas terapêuticas que Sueli Araújo encontrou forças para sair da depressão. Hoje ela trouxe para o bazar os produtos artesanais que confecciona com muito orgulho. “Estou muito feliz de estar aqui hoje expondo o meu trabalho que é fruto não somente do meu esforço pessoal, mas também de todo o apoio que recebo da equipe da Rede de Atenção Psicossocial. Além disso, é também uma oportunidade de diminuir o preconceito que sociedade ainda tem com nós que somos usuários do Caps”.