Operação leva mais segurança para o transporte escolar em Aracaju

Transporte e Trânsito
25/07/2017 15h36

Todos os dias Vagner Paixão leva crianças e adolescentes de casa para o colégio e do colégio para casa. Ele é proprietário de um dos 250 veículos de transporte escolar devidamente autorizados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a oferecer o serviço. “É uma rotina muito boa conviver com a garotada, mas uma responsabilidade gigantesca também”, reconhece.

Nesta terça-feira, 25, Vagner foi abordado por agentes de trânsito da SMTT, em frente a um colégio particular da cidade, durante o primeiro dia da Operação Transporte Escolar Seguro. Foram verificados os itens de segurança do veículo e a documentação. Tudo estava em ordem. “Esse trabalho é muito importante, é preservar pela segurança de todos”, elogia Vagner. 

Além de garantir que os estudantes de Aracaju que utilizam esse tipo de serviço estejam sendo transportados em veículos seguros, a operação tem outros objetivos: combater o transporte escolar clandestino e conscientizar os pais ou responsáveis a desembarcarem e embarcarem suas crianças de forma segura nas imediações das escolas.

Os trabalhos são conduzidos pela Diretoria de Transporte Público da SMTT. O diretor Augusto Magalhães reforça que a fiscalização contribui de forma significativa para um trânsito mais seguro na capital. “Quando as aulas voltam, o fluxo de veículos praticamente dobra nos horários de pico. São muitas crianças e adolescentes no trânsito e é especialmente pensando neles que colocamos essa operação nas ruas”, diz.  
Logística da operação

A operação Transporte Escolar Seguro deve durar 15 dias e envolverá três equipes de agentes de trânsito diariamente, que estarão atentas às condições de segurança em que os estudantes estão sendo transportados para escolas e universidades da capital. Os agentes também estarão de olho no cumprimento das normas de trânsito previstas para esse tipo de serviço no Código de Trânsito Brasileiro – artigos 136 a 139.