Emsurb reconstrói paisagismo da rótula da Hermes Fontes

Serviços Urbanos
25/07/2017 17h04

Conservar diariamente o paisagismo urbano é tarefa indispensável de uma administração pública que se preocupa com questões de cunho ambiental. Manter essa paisagem em harmonia com a circulação de pedestres e o tráfego de veículos é um serviço que a Prefeitura Municipal de Aracaju exerce diariamente, por meio dos trabalhos promovidos pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Desde o dia 8 de maio, após uma ação de desocupação do espaço público em parceria com a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Semasc), a rótula São Judas Tadeu, mais conhecida como rótula do Sinhazinha, na avenida Hermes Fontes, veio ganhando uma nova cara, por meio de um trabalho de intervenção paisagística, que deixou o ambiente mais harmônico para a região. Os serviços de roçagem mecanizada, limpeza geral, plantio de mudas, poda e pintura de guias foram executados por uma equipe de 12 profissionais e teve sua conclusão na última semana.

“Nosso trabalho é de muitas vezes reconstruir todo o projeto paisagístico do local, deixando a área mais acessível à população. Trata-se de um trabalho prazeroso que nos enche de orgulho pelo resultado final, que é sempre o de embelezar a cidade”, pontuou o coordenador de Podação da Emsurb, Rodrigo Espínola.

Para a realização do serviço na rotatória, foram colocados mais de mil metros de gramas e plantas ornamentais de porte baixo, para não dificultar a visibilidade dos motoristas que trafegam pela região. “Utilizamos cerca de quatro mil mudas ornamentais como vinagreira, papoulas, minicsorias e clúsias, espécies de grande beleza e que irão encher os olhos de quem passar pelo local", acrescentou o coordenador.

Desejo antigo

A revitalização da rótula é um desejo antigo da população que reside nos bairros Jardins e Luzia. A autônoma, Joana Santos, que passa diariamente pelo local no caminho para o trabalho, demonstrou grande satisfação com a mudança na região. “Moro em Aracaju há três anos e sempre evitava passar por aqui, mas agora a praça ficou mais bonita. A Prefeitura está de parabéns”, frisou.

Também era um desejo da estudante Mariana Silva, que agora comemora a paisagem que vê. “O local está lindo, cheio de plantas e flores. Com certeza um cenário mais belo de se ver”, enfatizou.