Conferência discute diretrizes para fortalecimento do SUAS em Aracaju

Assistência Social e Cidadania
26/07/2017 17h03

Durante os dias 26 e 27 de julho, o Conselho Municipal da Assistência Social, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, realiza a XI Conferência Municipal da Assistência Social. O evento conta com a participação de 150 delegados governamentais e não-governamentais e tem como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O objetivo de discutir e aprovar as diretrizes para as conferências estadual e nacional.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o evento e a numerosa presença dos profissionais da assistência, usuários e gestores da área dialogam com o compromisso e a melhoria de vida do cidadão aracajuano. “Eu tenho a felicidade de ter sido prefeito e de ter colocado em prática a assistência social como direito, não tinha fisiologismo ou assistencialismo, a política social foi aplicada de forma correta e muito justa. Na nossa gestão os servidores foram respeitados e valorizados através de concursos e reconhecimento salarial. Tivemos quatro anos de retrocesso, com destruição dos direitos. Mas, apesar das dificuldades, estamos prontos para superar este momento”, afirmou.

A vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social de Aracaju, Eliane Aquino, falou sobre os desafios da atual gestão ao assumir a pasta. “Sabemos o quanto é difícil lutar novamente para manter Aracaju como uma cidade que luta pelas boas políticas de transformação social. Edvaldo e eu sempre tivemos a responsabilidade e o dever histórico de carregar a bandeira do bem estar social e desde o início da nossa gestão estamos qualificando nossa equipe para levar excelência no fortalecimento e no desenvolvimento da população.”

Eliane ainda parabenizou os profissionais da assistência pela luta e pelo comprometimento com a profissão e o bem estar social. “Eu percebo o quanto nós temos pessoas guerreiras e comprometidas a lutar por uma cidade melhor e é graças a força de todos que nós estamos pegando o nosso trem da História e colocando no lugar certo. Assim as políticas públicas do município de Aracaju vão voltar a funcionar”, finalizou.

Assistência social e direitos do cidadão

A edição, que acontece a cada dois anos, também terá como foco o debate do Plano Decenal como instrumento de gestão, a gestão democrática, a proteção social e o controle da sociedade, além da legislação como instrumento para o gerenciamento de compromissos. 

“Temos o desafio de discutir e fazer proposituras para as garantias de direitos no fortalecimento do SUAS em meio a uma conjuntura de desmonte das políticas sociais. Avaliamos que os avanços não foram poucos, criamos uma verdadeira rede de proteção social neste país e, em especial, em nossa cidade. Precisamos entender que os trabalhadores são elementos importantes na consolidação do Sistema Único da Assistência Social e que o cidadão é o maior interessado”, enalteceu a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Rosária Rabelo. 

Neste sentido, Maria Anália, representante dos usuários do serviço considera a conferência mais do que necessária, pois sabe a importância dos próprios direitos. “Como usuária é preciso reivindicar, saber que tenho voto e vez. Por isso agradeço a oportunidade de estar aqui para contribuir com o debate.”

O representante dos trabalhadores da Assistência Social, Ygor Machado, considera que há a sinalização de melhora, diante da demonstração de compromisso da atual administração com o servidor. “Acredito que a presença do prefeito Edvaldo Nogueira e da vice-prefeita e secretária da Assistência, Eliane Aquino, sejam reflexo do que está por vir. A gestão passada não nos valorizou e como não tinham capacidade, nos acusavam pela deficiência na prestação dos serviços. Da mesma maneira, O presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Fábio Bruni, elogiou a presença de Edvaldo e Eliane. “Eles estarem aqui é a prova dessa valorização.”

“Andando pelo Brasil o que a gente vê é que trabalhadores e população se reúnem para reivindicar que o Sistema Único de Assistência Social se fortaleça e não tenha nenhum retrocesso, com o risco que nós estamos correndo todos os dias com medidas do Governo Federal. A assistência social, na constituição brasileira está colocada como uma política de estado e direito da população. Os municípios têm demonstrado que quando há profissionalismo, quando há capacitação continuada e vigilância, há planejamento”, ressaltou Márcia Lopes, ex-ministra do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome, também uma das responsáveis pela implantação do Sistema Único de Assistência Social no país.

Presenças

Participaram da abertura os secretários municipais Jorge Araújo Filho (Esporte e Juventude), Ana Débora (adjunta Saúde); Cecília Leite (Educação); a deputada estadual Ana Lúcia Menezes e o vereador Américo de Deus.