Vigilância Sanitária e Deso debatem sobre qualidade da água

Saúde
27/07/2017 08h52

A qualidade da água que abastece o município de Aracaju foi o tema da reunião realizada nesta quarta-feira, 26, entre a Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) e representantes da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no bairro Coroa do Meio, com o objetivo de esclarecer a polêmica que ganhou repercussão na cidade sobre a relação do surto de diarreia com a água que os moradores recebem em suas casas.

Durante a reunião, o coordenador de operação e produção da Deso, Manoel Santos Machado, garantiu  que a água distribuída para os aracajuanos é de boa qualidade e própria para consumo. O coordenador também  esclareceu os motivos que geraram as recentes  reclamações da população com relação a água.

“Em alguns pontos da cidade os moradores reclamaram da coloração amarelada da água que estão recebendo, mas essa tonalidade não afeta a qualidade. Acontece que, com as fortes chuvas, nós tivemos que realizar reduções de vazões. Com isso, houve a despressurização de rede, que provocou algumas mudanças de parâmetros na distribuição, principalmente o parâmetro cor. Mas as coletas que a Companhia de Saneamento realiza  regularmente comprovam que o cloro residual está dentro do permitido pela legislação e nos dá a segurança de que não há nenhuma contaminação para o consumidor”, explicou. 

A Covisa, através da Vigilância de Qualidade da Água (Vigiagua), faz o monitoramento da qualidade da água realizando a coleta diária de amostras em pontos alternados da cidade. Além disso, a Deso também envia relatórios periódicos para a SMS informando os resultados dos testes que a Companhia realiza.

De acordo com Alessandro Xavier Bueno, técnico do Vigiagua, alguns outros fatores podem influenciar na qualidade da água que a população recebe em casa. “Quem trabalha com o monitoramento da água sabe que ela é um produto dinâmico, porque está em constante mudança de tempo e de espaço, isso significa que a gente pode encontrar resultados  diferentes em coletas feitas no mesmo dia em dois pontos distintos. Isso pode ser causado por alguma interferência como  uma tubulação antiga, uma infiltração da rede ou até mesmo uma caixa d'água suja”, explica.

O técnico explicou, ainda, que é papel da Vigilância Sanitária trabalhar para garantir que a saúde da população esteja assegurada. “Diante desse surto de diarreia, a Covisa tem intensificado suas ações de monitoramento. Estamos investigando os casos e prevendo coletas específicas de microorganismos para tentar descobrir se há ou não correlação da água com o surto. De qualquer forma a gente sabe que água tem o cloro como fator de proteção contra  contaminação", afirma Alessandro.