Biblioteca vai à praça leva leitura ao ar livre na General Valadão

Cultura
28/07/2017 10h56

A Praça General Valadão recebeu na manhã desta sexta-feira, 28, o último dia do Projeto “Biblioteca vai à praça”, realizado pela Funcaju através das bibliotecas Municipais Clodomir Silva, Ivone Menezes e Mário Cabral. O evento contou com a exposição de diversos livros, gibiteca, cordelteca, teatro de fantoches, recital de cordel, oficinas de brincadeiras e muito mais.  

“Foi um projeto muito interessante e que foi bem recebido pelo público. Aqui eles puderam conhecer o trabalho das bibliotecas e nós divulgamos ainda mais os nossos espaços públicos. Os alunos puderam ler livros, gibis, cordéis e participaram bastante das atividades. O evento foi um sucesso e deixa o gostinho de quero mais para que aconteça outras vezes”, destaca a coordenadora da biblioteca Mário Cabral, Verônica Cardoso.


O projeto foi realizado em três dias. O primeiro aconteceu na Praça Dom José Thomaz, no Siqueira Campos, o segundo na Praça da Juventude no Augusto Franco e o último nesta sexta na Praça General Valadão, que recebeu estudantes da Escola Municipal Jackson Figueiredo e a população em geral.


“Foi muito bom poder aprender um pouco mais aqui é bem divertido e legal. Fizemos leituras e também podemos sair um pouco do ambiente da escola e conhecer outras coisas”, revela a estudante Carla Luana, de 12 anos.


Já a estudante de Cinema e Audiovisual, Larissa Lima, de 18 anos, soube do projeto através das redes sociais da Funcaju e trouxe a família para prestigiar o evento. “Soube que ia ter o projeto através do facebook. Então trouxe minhas primas pequenas para conhecer porque eu acho muito importante essa interação com a leitura e a cultura. Elas estão se divertindo muito e lendo diversas histórias. Já as levei para a biblioteca e achei muito legal essa ideia de trazer a biblioteca para um espaço aberto”, conta Larissa. 

Além da leitura, o público pôde participar de uma oficina de brinquedos populares onde foi possível fabricar pipas e o “barangandão”. “Selecionamos brinquedos populares para serem trabalhados e foi um dia bem animado onde as crianças interagiram muito. Um evento legal onde eles puderam ler um pouco e também brincaram, além de conhecerem mais sobre a cultura local”, afirma a coordenadora de atividades auxiliares do Museu Viana de Assis, Heisy Oliveira.