Edvaldo: Com cursos profissionalizantes, Prefeitura contribui para acesso ao mercado de trabalho

Agência Aracaju de Notícias
28/07/2017 11h25

"Os cursos profissionalizantes ofertados pela Prefeitura de Aracaju em convênio com instituições parceiras são a nossa contribuição na formação do cidadão e uma janela de oportunidade para enfrentar a crise e o desemprego". Foi desta forma que o prefeito Edvaldo Nogueira definiu, nesta sexta-feira, 28, a importância da formatura dos 113 alunos concludentes dos cinco cursos realizados pela prefeitura de Aracaju, através da Fundação de Formação Para o Trabalho (Fundat) em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES).

"Com investimento médio de R$ 100 mil, a prefeitura, o SENAI e o FIES ofereceram cursos de qualidade para os aracajuanos. Não é faz de conta. O aluno que recebe hoje este diploma está apto a disputar um emprego de forma qualificada e pode ser também um empreendedor. A estes profissionais, o meu pedido é para que se empenhem, que se desenvolvam e sonhem com uma vida melhor", destacou o prefeito, durante a formatura dos alunos, que ocorreu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

De acordo com Edvaldo, a meta da Prefeitura, a partir do trabalho liderado pela Fundat, é formar, neste ano, 8 mil alunos em cursos profissionalizantes em diversas áreas, além de buscar parcerias com as empresas para absorvê-los ao mercado.  "É a contribuição que estamos dando ao cidadão para superar o aumento crescente do desemprego no país, que, infelizmente, atinge, em sua maior parcela, jovens com até 24 anos. Por isso, nossa meta é garantir o conhecimento necessário a estas pessoas e buscar parcerias com empresas da nossa cidade para poder absorver estes alunos", afirmou.

Emoção

Para o prefeito, poder contribuir com o aracajuano, através da formação profissional, tem um sentido especial e emociona. "Sou da mesma origem de vocês, por isso solenidades como esta me emocionam. Eu me vejo em vocês, sou de uma família humilde, vim morar em Aracaju aos 14 anos numa pensão para estudar. Entrei no curso de Medicina aos 17 anos. Acreditei nos meus sonhos. Por isso, ao entregar estes certificados a cada um de vocês, estou entregando o sonho de cada um de vocês. O mundo está aberto para quem tem ideias e trabalho. Não é algo fácil. Mas a gente não pode desistir nunca. Estes cursos são a semente de um futuro melhor e de realização de sonhos", disse.

Oportunidade

A aluna Ana Cristina Veloso de Almeida, que concluiu o curso de Informática Básica, destacou que, mesmo com as dificuldades encontradas na prefeitura, a atual gestão tem atuado em benefício do cidadão. "Em nome das turmas, agradeço ao prefeito que não mediu esforços para conseguir os recursos necessários para realizar este curso, mesmo na situação de aperto financeiro que atravessa o município. Nos sentimos recompensados pelos ensinamentos que recebemos, temos certeza que no futuro breve estaremos aplicando o que aprendemos em nossa vida profissional", afirmou.

O guarda municipal Arnaldo Oliveira, que se especializou em Mecânica e Manutenção em Motocicletas, se disse muito satisfeito com o curso. "Como faço parte do Grupamento de Motopatrulhamento da Guarda Municipal, este curso me deu as condições para atuar na manutenção das nossas motos. Além de dar continuidade ao serviço de rua, garanto a segurança dos nossos equipamentos em dia. Esta é uma parceria da prefeitura que deve ser mantida", ressaltou.

O coordenador dos cursos, Agildomar Barreto de Lima, comemorou o sucesso da parceria com a prefeitura. "Ao levar nossas unidades móveis, levamos qualificação profissional. Agradecemos ao prefeito, à Fundat e aos profissionais do Senai. Parabenizo ainda os alunos pela formatura", disse. Foram ofertados gratuitamente nesta etapa do projeto os cursos de Cortador e costurador de peças íntimas, Informática Básica, Padeiro, Eletricista de instalação e manutenção predial e o de Mecânico de manutenção de motocicletas.