Dia de luta contra as hepatites é comemorado com seminário para médicos e enfermeiros

Saúde
28/07/2017 14h59

O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é comemorado nesta sexta-feira, 28, mês de controle das hepatites virais, o chamado 'Julho Amarelo'. Para chamar a atenção para o diagnóstico precoce da doença, está sendo realizado um seminário para médicos e enfermeiros da Atenção Primária promovido pelo Programa Estadual de Hepatites Virais, em parceria com o Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju e o Hospital Universitário (HU), que é a referência para tratamento das hepatites em Sergipe. O evento está acontecendo na Universidade Tiradentes (Unit), no Campus Farolândia, até as 17h.

Além de médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Primária de Aracaju (Reap), os técnicos do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) estão presentes. “Este seminário tem como objetivo ampliar o conhecimento acerca do diagnóstico, tratamento, aspectos clínicos e epidemiológicos, discussão de casos clínicos e divulgar o fluxo de encaminhamento e atendimento na referência de Sergipe”, informou a referência técnica das Hepatites Virais da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi) da SMS, Fabiana Fonseca.

Para a enfermeira Kênia Virgínia de Brito, que trabalha no Hospital Fernando Franco, um evento como este é de suma importância porque atualiza as informações. “Na nossa unidade fazemos o teste rápido para hepatite B e sífilis, e para orientarmos os pacientes precisamos estar atualizados e um seminário como este nos capacita. Por exemplo, fiquei sabendo hoje que podemos fazer o encaminhamento do paciente para o HU para fazer o agendamento”, explicou Kênia.

Tipos de hepatites

A hepatite é uma inflamação do fígado que deixa a pessoa ictérica, ou seja, de cor amarelada e pode ser causada por vírus, medicamentos, álcool, substâncias tóxicas e doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. As hepatites mais comuns são A, B e C, mas existem também as hepatites D e E. Cada uma delas é provocada por um tipo de vírus e tem diferentes formas de prevenção e tratamento. A hepatite A é uma infecção aguda transmitida por meio de água e alimentos contaminados. Já as hepatites B e C são infecciosas e transmitidas através do sexo sem proteção e no compartilhamento de seringas e objetos cortantes.

Fechando as atividades do Julho Amarelo, a partir das 17h, no Calçadão da 13 de Julho, a Clínica Endogastro vai fazer uma ação em parceria com a SMS que vai disponibilizar a vacina contra a hepatite B.