Escola municipal no bairro Atalaia recebe projeto de psicopedagogia

Educação
28/07/2017 18h08

Durante toda a semana, a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Professor Nunes Mendonça, localizada no bairro Atalaia, recebeu uma equipe de nove alunos da pós-graduação em psicopedagogia da Faculdade Amadeus (Fama), que fizeram um estágio supervisionado e com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) para desenvolver a atividade.

Os futuros pedagogos estiveram na escola desde a terça-feira, 25, aplicando atividades que desenvolvem o processo de aprendizagem com crianças de um a três anos. A diretora Ivanildes Santos conta que na rotina das crianças na escola elas participam de atividades que estão no projeto pedagógico, seguindo na íntegra o que está programado, mas que projetos como este enriquecem ainda mais o plano pedagógico.

''A gente sempre trabalha com parcerias, a Semed nos auxilia trazendo projetos diferentes e aceitamos com excelentes expectativas. Esta equipe de psicopedagogos trabalhou muito bem com nossas crianças. Trabalhos como esse são enriquecedores porque eles interagem com outras formas de ensinar e aprendem socializando'', comenta.

Sobre os objetivos das atividades realizadas na Emei, a pedagoga e estudante de psicopedagogia, Cleonice Paula, explica que a ideia é conhecer o funcionamento de uma escola pública procurando aplicar atividades educativas que mostrem como eles estão se desenvolvendo no ambiente escolar.

''Perguntamos para eles quais as figuras ensinantes e aprendentes, muitos responderam 'quem ensina é a mãe, quem aprende sou eu'. E assim avaliamos também o nome, para saber se eles já têm conhecimento da fala e escrita, das figuras que ensinam e o que significam para eles. Utilizamos também o boliche para ver o que sabem sobre vogais, a amarelinha para observar a relação com os números, e também trouxemos músicas que despertam a atenção para diversos aprendizados'', relata.

 

O professor e pós-graduando José Antonio dos Santos diz que a criançada se mostrou bem empolgada e radiante com o que foi passado nestes quatro dias e que isto significa uma aprendizagem mútua, em que se ensina e se aprende ao mesmo tempo. ''Tenho 56 anos, quatro netos, e fico feliz em ver que estas são crianças bem atendidas, bem cuidadas e bem tratadas. Sendo aqui uma escola creche do município eu, como administrador e professor, me surpreendi, pois conhecendo de perto eu vejo que não há diferença de uma escola como esta para uma particular, tanto em relação ao desenvolvimento pedagógico quanto ao ambiente educacional'', afirma.