Prefeitura realiza pela primeira vez um pregão transmitido pelo Youtube

Planejamento e Orçamento
29/07/2017 09h55

Utilizar as ferramentas tecnológicas para inovar, permitir transparência e a participação dos cidadãos nas ações da administração municipal. Essa é uma premissa que tem norteado ações determinadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira, nas mais variadas atribuições da administração municipal. Um destes exemplos ocorre na manhã desta segunda-feira, 31, a partir das 9h, quando, pela primeira vez, um pregão para um novo contrato de locação de veículos será transmitido integralmente pelo Youtube, permitindo a todos os interessados e a qualquer cidadão acompanhar todo o processo.

O acesso ao pregão se dará por um link específico vinculado ao portal da Prefeitura de Aracaju (www.aracaju.se.gov.br), direcionado a um canal no Youtube. A ação presencial ocorrerá no auditório do Centro Administrativo José Aloísio de Campos.

Transparência e Economia

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, destaca a importância do processo para consolidar um novo modelo de gestão. "Conforme determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, nossa meta é buscar inovar com a utilização das ferramentas tecnológicas ao alcance da sociedade. Pela primeira vez na história do Município de Aracaju, vamos transmitir um pregão eletrônico que poderá ser acessado por qualquer cidadão na capital, no país e no mundo, através da internet. Essa inovação permite enaltecer o aspecto da transparência nos processos de compra da administração municipal, além de possibilitar a economia de recursos públicos, uma vez que atrai um maior número de fornecedores aos processos de compra", destaca.

Portal de Compras

Para o coordenador da Central de Compras e Licitações (CCL), Rossini Espínola, que comandará todo o processo, essa é uma inovação sem precedentes. "Desde que implementamos nosso portal de compras, que centralizou todos os processos, já obtivemos uma economia da ordem de aproximadamente R$ 3 milhões nos 16 processos realizados, uma vez que, por ser centralizado e com acesso permitido para que todos os interessados acompanhem o procedimento, atraímos 700 novos fornecedores o que aumenta as disputas pela melhor oferta. Isto é economia nos recursos municipais. Com a transmissão pelo Youtube, avançamos para um novo patamar na relação com os fornecedores e com os cidadãos. Isto é respeito pelo erário público!", enfatiza.

O portal de compras centralizadas da administração municipal pode ser acessado no www.aracajucompras.se.gov.br. Lá está descrito todo o processo de redução de gastos nas compras efetuadas pela administração municipal.

Esse é só o início das inovações de um modelo de gestão que vai ampliar a participação popular, adotando diversas soluções tecnológicas que aproximem a administração municipal das realidades e necessidades da população aracajuana.