Faixas de pedestre são revitalizadas em ruas e avenidas da cidade

Transporte e Trânsito
31/07/2017 10h48

A Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), iniciou a revitalização da sinalização horizontal da cidade, desgastada por causa dos efeitos naturais e da falta de manutenção devida durante os últimos anos. Assim, faixas de pedestres, de bordo e baias de ônibus, por exemplo, começaram a ser pintadas.
 
Nesta primeira etapa, foram priorizadas as proximidades de escolas de ensino infantil, fundamental e médio, além de universidades. Mais de 50 faixas já foram revitalizadas nesta fase inicial. “Estamos trabalhando para acelerar os processos administrativos e aumentar bastante esse número até o final do ano”, revela o superintendente Aristóteles Fernandes.     

O trabalho de revitalização é feito à noite, quando há menos fluxo de veículos e pedestres nas vias. Até o momento, a equipe responsável pelo serviço já pintou uma área de aproximadamente quatro mil metros quadrados em toda a cidade. Além das faixas de pedestre e baias de ônibus, são recuperadas as indicações horizontais de ondulação transversal, retenção de veículos e vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.

O aposentado João André de Menezes Filho mora no São José e ficou feliz ao ver a faixa de pedestres perto da sua casa novamente visível. “As faixas são muito importantes para a gente que anda a pé. Ficaram muito tempo apagadas, agora estamos felizes que elas estão novamente pintadinhas”, conta.

Opinião semelhante tem o vendedor Weverton Oliveira, que trabalha caminhando pela região central da cidade. “Os motoristas, infelizmente, não respeitam a preferência do pedestre. Passam correndo, mas, talvez, porque não conseguem ver a faixa. Agora não tem mais desculpa”, fala.

A diretora de Planejamento e Sistemas da SMTT, Lucimara Passos, reforça que esse trabalho faz parte do processo de reconstrução da qualidade de vida de Aracaju, um compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira. “A atual gestão encontrou uma cidade com muitos problemas, inclusive na sinalização de trânsito. Este é o primeiro passo que estamos dando para garantir mais segurança para a população nas ruas e avenidas da capital”, diz.  

Onde o serviço já foi feito

As avenidas que já receberam o serviço de revitalização da sinalização foram: Altamira, Gonçalo Prado Rollemberg, Desembargador Maynard, Beira Mar, Pedro Calazans, Confiança e Nestor Sampaio.

Já as ruas que foram beneficiadas são: Manuel Pereira, Coronel Américo Batalha, Carlos Pereira de Melo, Jairo Andrade Macedo, João Silvestre, Major Edeltrudes Teles, Maria Adolfina Costa, Sônia Alves Lopes, Espírito Santo, Álvaro Brito, Permínio Souza, Itabaiana, Bahia, Distrito federal, Abigail Araújo Ramos e Maximiano Geraldo.