Emsurb retira vegetação crescendo em calçadão da avenida Santos Dumont

Serviços Urbanos
31/07/2017 17h24

Preocupada e atenta à preservação ambiental das espécies nativas das áreas verdes da capital, a Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou nesta segunda-feira, 31, a remoção e controle da vegetação invasora que margeia o calçadão da avenida Santos Dumont, sentido Atalaia-Aruana, entre o Camping Clube do Brasil e o Terminal da Petrobrás – Tecarmo.
 
O serviço, que não era realizado há mais de um ano, foi traçado e autorizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), após reuniões com a gerência de áreas verdes da Emsurb. Para a ação, foram mobilizadas quatro equipes de limpeza padrão e uma equipe de podação, totalizando 53 agentes de limpeza distribuídos de forma planejada.
 
“Os agentes da Empresa Municipal executam também gadanhamento, remoção de folhas e galhos secos, e podação de elevação das amendoeiras localizadas próximo à calçada. A previsão é que os serviços sejam concluídos até a próxima sexta-feira”, destacou Fabiano Augusto, coordenador de Áreas Verdes da Emsurb.
 
A operação conta com o apoio de uma caixa coletora com 30m³ e seis caminhões para recolher o material retirado. Além disso, estão sendo utilizados equipamentos como foice, estrovenga, facão, motosserra e moto-poda e equipamentos de proteção individual (EPI).
 
Para o comerciante, Antônio Carneiro, a ação proporciona segurança aos turistas e frequentadores do Banho Doce. “A Emsurb está de parabéns. O matagal estava muito alto, passando muito da calçada, servindo de abrigo para vândalos. Com essa limpeza, a gente pode visualizar melhor”, disse.
 
A estudante Nathalia Lima reconhece a importância do serviço executado. “Frequento sempre a praia do Banho Doce e achava a vegetação muito fechada trazendo uma sensação de insegurança”, destacou.