Comunidade comemora reforma da Emef Carvalho Neto

Educação
01/08/2017 14h35

Foi na manhã desta terça-feira, 1º de agosto, na rua Rio Grande do Sul, longa via que corta dois bairros da capital, que centenas de moradores se reuniram para ver o prefeito Edvaldo Nogueira e a secretaria municipal da Educação, Maria Cecília Leite, assinarem a ordem de serviço para a reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carvalho Neto. Uma das escolas mais tradicionais e antigas da capital e um importante espaço de educação para as comunidades dos bairros Siqueira Campos, Novo Paraíso e América.

Na oportunidade, a secretária da Educação lembrou que essa é a segunda escola em que o prefeito está retomando os serviços. "A primeira escola foi a que está sendo construída no bairro 17 de Março e a segunda é a Carvalho Neto, no Siqueira Campos, um bairro que é extremamente populoso e que a comunidade estava sentindo muita falta desse espaço que é deles, que é dessa comunidade. Então hoje é um dia de alegria, pois estamos dando esse retorno da reforma de uma das mais tradicionais escolas de Aracaju", explica a secretária.

Dona Ana Maria Santos tem 76 anos, e há 60 é moradora da localidade. Ela chegou cedo e, mesmo com chuva, fez questão de dizer o que a motivou a sair de casa. "Não tinha chuva que me impedisse de vir aqui hoje ver essa maravilha. Aqui a gente ensaiava a quadrilha 'Apaga a Fogueira', que já tirou muita gente das drogas aqui. Foi dentro dessa escola que se fez a história de muita gente dessas  comunidades, então eu estou aqui com o coração cheio de alegria por ver o prefeito e a secretária fazerem o que nenhum prefeito fez", conta.

Claudia Santos é mãe de três alunos da escola e voltou a estudar na Carvalho Neto em 2010. Foi lá que ela aprendeu e viu seus filhos aprenderem a ler. "Essa escola é muito importante para a minha vida, foi aqui que eu aprendi a ler, é aqui que meus três filhos estudam e se desenvolvem, porque as educadoras da escola são muito comprometidas com o que fazem, eu estou muito feliz de o prefeito estar nos presenteando com essa reforma", atesta a mãe e aluna da escola.

A Emef Carvalho Neto está fechada desde 2013, quando a gestão passada da Prefeitura de Aracaju fechou a escola com a justificativa de uma reforma que nunca saiu do papel. Além dos gastos exorbitantes com transporte e aluguel de um prédio no Centro da cidade, que juntos somam uma quantia maior do que a que vai ser utilizada para a reforma, os alunos sofreram com a distância que precisavam percorrer até chegar à escola. Isso ocasionou a evasão de mais de 700 alunos. Em 2013, a escola contava com 1.000 alunos matriculados e hoje conta com apenas 250.

Perto de casa

A mãe de Ketily do Carmo, aluna do 7° ano, Lucimary Gomes, falou que nunca sentiu tanta emoção como hoje, com a assinatura da ordem de serviço. "Agora a gente sabe que a obra sairá do papel, nossa escola vai voltar para perto das nossas casas. Era uma tristeza grande ver essa escola fechada sem um bloco para ser reformada, mas hoje estamos todos felizes porque o prefeito prometeu e está fazendo", declara Lucimary.

Quem também comemorou foi o aluno do 7° ano, Lucas Oliveira, de 16 anos. "A gente precisava acordar mais cedo para pegar o transporte, já chegava na escola tarde e saía mais cedo de lá, por causa do trânsito para sair do Centro e voltar pra casa. Isso cansava e a gente acabava estudando menos. Estamos muito contentes porque estamos vendo a nossa vida melhorando", afirma Lucas.

Opinião compartilhada por Vinicius de Jesus, aluno do 6° ano. "É muito bom saber que teremos a nossa escola de volta, aqui a gente estuda, mas também faz esporte, ensaia quadrilha, tem as reuniões com a comunidade na nossa quadra. Todo mundo está satisfeito porque vamos estudar aqui novamente em uma escola nova", analisa o aluno.