Eliane articula parcerias com o Instituto de Pesquisa em Tecnologia

Assistência Social e Cidadania
01/08/2017 16h20

Na manhã desta terça-feira, 1º de agosto, no Centro Administrativo de Aracaju, a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social, Eliane Aquino, recebeu, junto com a equipe de planejamento e tecnologia da informação da secretaria, o pesquisador do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (ITPI), Saulo Barreto. A ideia é que sejam firmados acordos de cooperação entre o instituto e a Prefeitura de Aracaju.

Medir de forma sistemática as características sociais, de gênero e de raça de Aracaju foi uma preocupação de Eliane Aquino desde os primeiros dias da gestão. Por isso, foi criado um departamento de planejamento estratégico da Secretaria Municipal da Assistência Social, onde os profissionais trabalham diariamente para garantir que as decisões tomadas dentro da pasta dialoguem diretamente com as necessidades da população. Nesse intuito, a diretoria de planejamento está elaborando um mapa detalhando quais são os territórios de Aracaju que apresentam maior vulnerabilidade e, portanto, necessitam de uma maior ação do poder público.

Eliane acredita que para ampliar o raio de atuação dessa sistematização de dados as parcerias são muito importantes. “Nós temos a marca de sempre procurarmos instituições não governamentais para incluirmos em nossas atividades, porque acredito que essa é uma forma que as políticas públicas têm de permanecer, independente do gestor. Por isso recebo com muita alegria o Saulo Barreto. Até agora compartilhamos sonhos para os próximos anos de nossa gestão e temos muitas ideias para amadurecer. Esse é o primeiro passo de uma importante união”.

Saulo Barreto, por sua vez, entende que a integração com a secretaria, nesse momento, pode trazer bons resultados para a população. “Nós temos esse desejo antigo de desenvolver soluções inteligentes que possam integrar as três grandes áreas de atuação da Prefeitura, que são assistência, saúde e educação. Precisamos olhar para o cidadão como seres sistêmicos que necessitam da atuação do poder público em várias áreas”.

IPTI

O Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) é uma instituição de ciência, tecnologia e inovação, privada, com fins não econômicos, com o objetivo de desenvolver soluções integradas entre tecnologia e processos humanos, tendo como áreas prioritárias a educação, saúde pública e economias criativas.