Saúde promove ação para marcar o início da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Saúde
01/08/2017 17h16

“Trabalhar juntos para o bem comum”. Esse é o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2017, que teve início nesta terça-feira, 1º de agosto, e segue até o próximo dia 8. Para marcar a data, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio dos Programas Saúde da Criança e do Adolescente e Jovem (PSCAJ) e Saúde da Mulher, promoveu hoje  uma atividade educativa com as gestantes do bairro Santa Maria. O evento foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Maria.

Para a enfermeira Larissa Ribeiro, técnica do PSCAJ, a realização de ações como esta ajuda a fazer com que as participantes entendam a importância da amamentação. “Nesse evento, a nossa intenção é chamar a atenção dessas futuras mamães e também daquelas que já estão com os seus bebês no colo para que elas não deixem de amamentar, até porque esse é um ato de amor que também ajuda a fortalecer o vínculo entre mãe e filho”.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristiani Ludmilla Borges, conversou com as participantes sobre os benefícios da amamentação. Ela lembrou que o leite materno é um alimento natural e sem custos, que protege não somente os bebês, mas também as mães. “A amamentação pode proteger os bebês de diversas infecções, prevenir a morte de crianças menores de cinco anos e melhorar a capacidade de aprendizagem. Além disso, o ato de amamentar ajuda a diminuir o sangramento das mulheres no pós-parto e é um fator protetor do câncer de mama e da osteoporose”, explicou.

Grávida de sete meses, a dona de casa Sayonara Romana da Silva ouviu atentamente todas as orientações e disse que ficou satisfeita com a oportunidade em participar da atividade desta tarde. ”Para mim foi muito bom estar aqui hoje recebendo essas informações. Aprendi, por exemplo, que não preciso amamentar meu bebê até os quatro anos de idade, como fiz na  primeira  gestação. Desta vez meu bebê vai se alimentar do leite materno exclusivamente até os seis meses, depois disso vou introduzir outros alimentos, porque com essa idade ele já vai necessitar de nutrientes que não são encontrados no leite materno”.

Para a dona de casa Edna Ferreira a atividade também foi bastante produtiva. Ela veio com a pequena Débora, de dez meses, sua segunda filha.  “Mesmo não sendo mãe de primeira viagem ainda tenho muitas dúvidas, então pra mim foi muito importante participar desse encontro hoje para poder ouvir as explicações e sanar as minhas preocupações”.