Emurb volta a intensificar limpeza nas galerias pluviais

Obras e Urbanização
02/08/2017 10h22

Os primeiros dias de agosto foram de chuvas moderadas, mas nem por isso Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), descuidou-se de trabalhar para evitar alagamentos. Só entre segunda-feira, 31, e esta quarta, 2, foram desenvolvidas medidas preventivas nos bairros 18 do Forte, Bairro Industrial, Cidade Nova, Coqueiral, Coroa do Meio, Jardins, Jabotiana, Japãozinho, José Conrado de Araújo, Luzia, Novo Paraíso, Ponto Novo e na Zona de Expansão. No total, nestes três dias foram atendidas mais de 50 ruas.

A empresa municipal tem monitorado os locais mais suscetíveis a grandes quantidades de águas pluviais ou com histórico de alagamentos e intensificado as ações de desobstrução e limpeza na drenagem. Substituição de manilhas, limpeza da macro e microdrenagem, contenção de áreas de risco são algumas das ações executadas todos os dias e que garantem um ambiente urbano mais equilibrado e em condições adequadas de saneamento.

Paralelo aos serviços da Emurb, outros órgãos municipais como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanização (Emsurb) atuam com ações de suas respectivas prerrogativas e colaboram substancialmente para a normalidade da infraestrutura da capital.

Entretanto, há um grave problema que prejudica o ambiente da cidade e que tem sido enfrentado pela administração municipal: o descarte irregular de entulho. De acordo com relatórios da Sema, são mais de 17 toneladas de resíduos por mês são coletadas, onerando os cofres públicos e aumentando os vetores de doenças infecciosas.

Denúncia

Estão disponíveis alguns telefones para a população denunciar quem joga lixo em local inadequado, bastando ligar para os seguintes órgãos: GMA, por meio do telefone 153 ou do Whatsapp (79) 98166-7790; SMTT, pelo número 118; Ouvidoria da Emsurb, através do 3021-9860.

Atendimento

Também existem canais de comunicação para solicitar os cerca de 15 serviços oferecidos pela Diretoria de Operações, podendo entrar em contato com a Assessoria de Comunicação por meio do telefone 3179-1619. Outra forma de interagir com a Administração Municipal é através do e-mail comunica.emurb@aracaju.se.gov.br ou por meio de nossos perfis nas redes sociais no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).