Conselho discute elaboração do Plano Municipal de Saúde

Saúde
02/08/2017 15h16

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou mais uma reunião ordinária pra discutir e deliberar assuntos relativos à saúde de Aracaju. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 2, na sede do órgão, que é formado pelos segmentos gestor, trabalhador e usuário.  Um dos temas abordados foi a confecção do Plano Municipal de Saúde (PMS) para o quadriênio 2018 a 2021.

A coordenadora da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Sayonara Carvalho, apresentou as etapas da construção do PMS. “O plano é um instrumento básico que norteia a definição da Programação Anual de Saúde, ou seja, todas as ações e serviços que serão prestados nos próximos quatro anos têm que estar dentro do plano, bem como a previsão orçamentária. E optamos por confeccionar este plano conjuntamente, por isso existirão as etapas da gestão participativa”, explicou Sayonara.

Segundo a secretária adjunta da Saúde, Ana Débora Santana, a gestão da Saúde está fazendo este plano para ser um guia das ações que serão realizadas em todas as áreas nos próximos quatro anos. “Estamos à caminho da transparência na Saúde do município, por isso estamos criando este plano junto com os trabalhadores, os conselheiros e a comunidade, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), de fazer uma gestão participativa”, enfatizou Ana Débora.

As etapas do PMS foram iniciadas em junho e serão encerradas no mês de novembro para apreciação do conselho. “O CMS tem até 30 de março do ano que vem para apreciar, através do Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão (Sargsus), mas queremos construir um plano vivo, discutindo com o conselho, para que os conselheiros possam entender, participar e aprovar com propriedade o plano”, afirmou Sayonara.

Mudança de prédio

O CMS vai mudar para o prédio da recém fechada Farmácia Popular, na rua Carlos Correia, no bairro Siqueira Campos. “Todos estamos em contenção de gastos, por isso vamos deixar de pagar aluguel e vamos para este prédio em breve”, informou Núbia Santana, secretária da Mesa Diretora do CMS.