Em entrevista à TV Sergipe, Edvaldo anuncia melhorias nos calçadões

Agência Aracaju de Notícias
02/08/2017 15h15

O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou, nesta quarta-feira, 2, a reposição das pedras portuguesas dos calçadões do Centro de Aracaju, em entrevista concedida ao SETV 1ª edição, da TV Sergipe. As ações de melhoria, que iniciarão na próxima semana, serão realizadas através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

Na oportunidade, o prefeito falou também sobre obras previstas para a cidade, tratou da redução de despesas municipais, tema que foi destaque nacional no jornal Valor Econômico, e esclareceu questionamentos a respeito da tarifa de ônibus e do pedido de reajuste dos salários dos servidores.

“A situação da cidade já melhorou e nós estamos trabalhando para retomar 20 obras até o final do ano. Já realizamos a operação tapa-buracos em 150 ruas e avenidas e, a partir de setembro, após o período de chuvas, nós vamos iniciar um programa de recapeamento em Aracaju, de maneira mais extensiva e melhor do que nós estamos fazendo agora”, garantiu.

Para a realização dessas ações, o gestor explicou a necessidade de economizar nos gastos administrativos. “Aracaju se tornou a capital do Nordeste que mais economizou, já alcançamos 17% de economia. Assumi a prefeitura com R$ 540 milhões de débitos de curto prazo e, para que a prefeitura pudesse funcionar, tínhamos que economizar”, afirmou.

Tarifa de ônibus

De acordo com o prefeito, o aumento do transporte coletivo só será definido após estudos das planilhas realizado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e pode ocorrer ainda este mês. A possibilidade do aumento se deve ao fato do sistema de transporte estar a um ano e meio sem aumento, como também, ao reajuste da gasolina.

Aumento dos servidores

Diante da situação financeira municipal, Edvaldo justificou também a probabilidade de não haver aumento dos servidores este ano. “Uma comissão está estudando e até o final de agosto iremos nos posicionar a respeito. Os enfermeiros, por exemplo, estão reivindicando reajuste salarial. Uma greve que considero injusta, visto que, na minha administração, eles estão recebendo em dia e estamos colocando a saúde em ordem”, ressaltou.

Obras

Questionado sobre a situação dos terminais de ônibus, Edvaldo explicou que as melhorias paliativas estão sendo iniciadas, em tempo que também está viabilizando a recuperação a liberação de recursos junto a Caixa Econômica Federal do Plano Municipal de Mobilidade Urbana para recuperação completa dos locais. Caso não haja possibilidade, a segunda alternativa será a busca por parcerias público-privadas.

A situação da avenida Euclides Figueiredo, localizada na zona norte de Aracaju, também foi abordada. “A solução definitiva será no ano que vem. É preciso finalizar as obras do Moema Mary para termos uma solução. Enquanto isso, nós iremos fazer melhorias paliativas no local”, explicou o prefeito.

Licitação do lixo

Edvaldo falou a respeito da licitação do lixo, um tema bastante discutido no momento e que é considerado por ele uma questão fundamental para a cidade. “A última licitação de limpeza pública realizada em Aracaju foi na minha gestão, em 2010. Agora, estou realizando mais uma vez, não por pressão do Tribunal de Contas do Estado e da sociedade, mas devido à necessidade. Foi um compromisso que firmei com os aracajuanos”, afirmou.