Procon de Aracaju realiza segunda fase da operação Pai Herói

Defesa Social e Cidadania
03/08/2017 14h32

O Procon de Aracaju segue atuante para garantir o direito dos consumidores. As equipes de fiscalização percorrem, até essa sexta-feira, 4, as lojas do centro da cidade, em continuidade à operação "Pai Herói". Os estabelecimentos que comercializam produtos masculinos e unissex são os alvos da ação, que ocorre em virtude do período de grande busca por presentes para o Dia dos Pais.

A disponibilização do Código de Defesa do Consumidor, em local visível e de fácil acesso, é um dos pontos observados durante as visitas. Além disso, a correta disposição de informações sobre os produtos é outro aspecto fiscalizado. "Temos observado, em especial, a precificação dos produtos. Essa informação deve estar clara aos consumidores para não gerar dúvidas ou constrangimentos", explicou o coordenador de fiscalização do Procon municipal em exercício, Francisco Costa.

Durante a ação, os agentes também promovem orientação aos lojistas.  A gerente de loja, Marleide Oliveira, considera as visitas produtivas, pois, além de fiscalizarem, os agentes também esclarecem muitas dúvidas. "Sempre que a equipe vem à loja, eu aproveito para tirar as minhas dúvidas. Como ocorreu com as placas de algumas promoções que realizamos, para que contenham as informações de forma adequada", destacou a gerente.

O órgão, que integra a Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec), realizou a primeira fase da operação "Pai Herói" em dois shoppings da Zona Sul da capital. A ação desenvolvida nos dias 26 e 27 de julho percorreu o total de 72 lojas, nas quais não foram encontradas irregularidades. Já a segunda fase da operação, que inspeciona as lojas do centro de Aracaju, teve início na última terça-feira, 1º de agosto, e segue até sexta-feira, 4.