Melhorias na iluminação alcançam dois mil pontos em julho

Obras e Urbanização
04/08/2017 14h31

O conceito de iluminação pública pode ser entendido como um serviço auxiliar de segurança nas cidades, mas também como fator de embelezamento e valorização dos aspectos urbanos. Pela dimensão territorial e concentração populacional de Aracaju, restabelecer as demandas por melhorias na rede elétrica é mais um desafio da nova gestão que, desde janeiro de 2017, tem priorizado este setor. Avanços significativos já podem ser vistos, pois o déficit encontrado já está diminuindo. Só no mês de julho, cerca de duas mil luminárias foram substituídas ou tiveram algum tipo da manutenção pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

Com cinco equipes trabalhando cotidianamente, três durante o dia e duas no período noturno, além do monitoramento, são feitos reparos nos equipamentos e quando as lâmpadas apresentam defeito ou estão queimadas são imediatamente substituídas.

As ações já contemplaram o 18 do Forte, Bugio, Coqueiral, Lamarão, Santos Dumont e outros bairros da zona Norte. Nas áreas litorâneas há um agravante: a salinidade contida na umidade do ar acaba corroendo alguns equipamentos ou provocando pequenos curtos que aumentam a incidência de lâmpadas queimadas.

O cidadão pode solicitar os serviços de iluminação pública por meio do telefone 0800 642 4343. Já para implantação dos conjuntos de iluminadores (braço, luminária, lâmpada e célula fotoelétrica) em locais que ainda não possuem iluminação pública, basta ligar para o telefone 3179-1619, tendo em mãos o número do Código do Consumidor (CDC) que vem em destaque na conta de luz.