Técnicos da USF Oswaldo de Souza orientam sobre aleitamento materno

Saúde
04/08/2017 15h10

Ainda em comemoração à Semana do Aleitamento Materno, a Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza, no bairro Getúlio Vargas, organizou uma roda de conversa sobre o tema com as gestantes e as nutrizes (amas de leite) que fazem acompanhamento na unidade. A atividade aconteceu na manhã desta sexta-feira, 4, e houve a inauguração do Cantinho da Amamentação.

Na USF existe o Grupo das Gestantes, que a cada 15 dias se reúne para conversar sobre um tema pertinente à saúde. “Como estamos na semana do aleitamento materno, aproveitamos e fizemos uma palestra com dicas e orientações, reforçando a necessidade e a importância de amamentar exclusivamente no peito até o 6º mês de vida do bebê”, explicou a enfermeira Marcelly Silva Dourado.

A fonoaudióloga da unidade, Margareth Souza Andrade, falou sobre a importância da amamentação até para a fala. “O aleitamento materno cria o vínculo afetivo da mãe com o filho e ajuda no desenvolvimento emocional da criança. O ato de amamentar estimula os pontos motores da mandíbula, da mastigação e da fala. A sucção do leite prepara os músculos da mastigação do bebê e, com isso, a fonoarticulação. Além de ensinar a criança a respirar corretamente pelo nariz, porque quem respira pela boca não consegue ter bom desempenho escolar”, frisou Margareth.

“Eu fiz todo o pré-natal aqui na unidade e participei deste grupo de gestantes. As palestras foram muito úteis para mim, porque apesar de não ser mãe de primeira viagem, eu já tinha esquecido muito coisa, e as orientações dos profissionais daqui eu utilizo no meu cotidiano. Por isso achei muito importantes as dicas sobre amamentação, porque a minha filhinha só faz mamar no peito”, enfatizou Ana Zélia de Santana Paulo, mãe da pequena Mirela Sofia, de 2 meses, e de um menino de 6 anos.

As acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS) deram dicas e cuidados na hora de amamentar e também incentivaram a doação de leite materno. Durante toda a próxima semana, a unidade estará recolhendo frascos de vidro com tampa, ideais para o armazenamento do leite materno que serão doados à Maternidade Santa Izabel. Na oportunidade, foi inaugurado o Cantinho da Amamentação, uma poltrona que foi doada para que as nutrizes possam amamentar os seus filhos enquanto esperam atendimento.