Assaltos a ônibus apresentam queda de quase 50% em 2017

Guarda Municipal
04/08/2017 17h42

O índice de assaltos a ônibus continua caindo em Aracaju, de acordo com dados divulgados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Aracaju (Sinttra). Os números afirmam que foram registrados 91 roubos a ônibus no mês de julho contra 115 no mesmo período do ano passado, uma redução de 26,4%. Se compararmos o acumulado entre janeiro e julho, a queda é ainda maior, chegando a 45,9%.

As estatísticas apontam também que os índices começaram a decair após o lançamento da operação Terminal Seguro pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA) no início de fevereiro deste ano. De acordo com o diretor geral da Guarda Municipal, Fernando Mendonça, essa redução é resultado de muita estratégia e trabalho duro. "Um dos principais compromissos do prefeito Edvaldo Nogueira ao assumir a Prefeitura de Aracaju foi tornar os espaços públicos mais seguros, principalmente os terminais de integração, que apresentavam índices alarmantes e cada vez mais crescentes de furtos, roubos e tráfico de drogas. Após um período de estudos e análise das estatísticas, implementamos a operação com uma atuação voltada para os horários com maior incidência de ocorrências, desde então os números comprovam o que a população vê na prática: mais guardiões nos terminais, mais abordagens, menos crimes e menos violência", afirma.

Outro ponto muito importante e tido como imprescindível para essa queda nos crimes é a integração entre as forças de segurança pública, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, além da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e dos sindicatos dos trabalhadores em transportes rodoviários de Aracaju e o das empresas de transporte de passageiros de Aracaju (Setransp). A troca de dados e informações, melhoria do sistema de vídeo monitoramento dos ônibus, manutenção da estrutura física e iluminação dos terminais, realização de blitz e policiamento preventivo são os principais pontos de destaque dessa atuação conjunta.

Operação Terminal Seguro em números

Nos primeiros sete meses de 2017, a Guarda Municipal de Aracaju atendeu 687 ocorrências no transporte público, 1.660 pessoas foram abordadas e 53 foram presas/apreendidas em flagrante. Essas ações resultaram na apreensão de 94 armas brancas, cinco armas de fogo, quatro simulacros (imitação) de arma de fogo, além da apreensão de grande quantidade de entorpecente. Um aumento de 72,06% no número de ocorrências, 24,32% nos flagrantes, 66,67% na apreensão de armas de fogo e 104,08% nas apreensões de armas brancas.