Prefeitura mostra avanços na saúde de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
07/08/2017 11h10

O trabalho de recuperação da qualidade de vida em Aracaju começa a mostrar resultados em uma área essencial: a saúde. Dados compilados pelo Núcleo de Controle Avaliação Auditoria e Regulação (Nucaar) sinalizam o trabalho determinante realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para garantir um serviço de qualidade ao cidadão.

Nos primeiros meses de gestão, a PMA já atingiu números expressivos. Muitos dos serviços sob a responsabilidade da SMS nesse tempo já ultrapassaram os realizados em todo o ano de 2016. Até maio a secretaria já realizou 783.403 ações de promoção e prevenção em saúde, número nove vezes maior do que os 81.012 registrados no último ano da gestão passada.

Essas ações são fundamentais para o bom funcionamento estratégico da saúde de um município. Elas fazem parte de programas que objetivam a promoção da saúde, a prevenção de riscos, o combate aos agravos de doenças e garantem, por consequência, a melhora da qualidade de vida da população. Os trabalhos são realizados com frequência nas Unidades de Saúde da Família (USF) e contam com diversos profissionais da área da saúde que realizam exames e proferem palestras para conscientização da população.

Além do importante trabalho para prevenção e redução de danos, outros serviços também mostraram números animadores. É o caso do número de procedimentos para transplante de órgãos, tecidos e células liberados nesses cinco meses: foram 316, um crescimento de aproximadamente 14% em relação ao registrado em todo o ano de 2016, que contou com 276 liberações. O esforço é grande para disponibilizar para os cidadãos aracajuanos o seu direito a uma saúde de qualidade.

Situação crítica

A restauração dos serviços de saúde está ligada a um esforço enorme em reverter o quadro deixado pela gestão passada. "O esforço tem sido grande. Gerir sem dinheiro e com dívida é um grande problema para qualquer gestor. Estamos buscando, através de planejamento e ações , tornar eficiente o que já temos. Por exemplo, nós temos feito planejamento para atuar na parte de infraestrutura das unidades, dentro de um contrato de manutenção já existente, sem criar gastos novos", afirma a  secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

 Quando se compara a situação da saúde em 2012, último ano da gestão anterior do prefeito Edvaldo, com os dados relativos a 2016, percebe-se a deterioração dos índices. Para se ter uma ideia, o número de procedimentos clínicos realizados nos ambulatórios municipais caiu pela metade. De 4.890.393, o número foi reduzido para 2.256.511, diminuindo o atendimento enquanto enfrentava uma demanda maior.

Outro exemplo crítico está relacionado à também redução do número de procedimentos cirúrgicos. Entre 2012 e 2016 o número foi sendo reduzido progressivamente, caindo de 134.108 até alcançar 31.249 serviços cirúrgicos nos ambulatórios aracajuanos, um número quatro vezes menor.

Desta maneira, embora a população tenha crescido, o seu acesso aos serviços de saúde não seguiu o mesmo ritmo. Ao contrário, 2016 teve o pior resultado dos últimos oito anos. Os 5.123.449 procedimentos e ações realizadas em todo o ano não chegam a representar metade dos resultados alcançados em 2009, melhor registro histórico com 11.260.048.

De volta aos trilhos  

Pouco a pouco e com o trabalho diário, a disponibilização dos serviços volta a crescer. Mesmo em um ano precedido por acúmulo de dívidas, 2017 já marca a retomada e normalização da prestação dos serviços de saúde. 

Comparando-se o mesmo intervalo de tempo, ou seja, entre janeiro e maio de 2016 e 2017 os números mostram o melhor desempenho da atual gestão. Nesses primeiros cinco meses os procedimentos com finalidade diagnóstica cresceram 8,3%. De 1.208.690 o número evoluiu até 1.218.721, atendendo, assim, um número maior de pessoas.

Outro dado que atesta a reestruturação dos serviços de saúde está relacionado ao número de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais realizados neste mesmo espaço de tempo. Essas cirurgias de menor grau de complexidade, como, por exemplo, a retirada de sinais no corpo, lipomas, cistos, tumores benignos e a drenagem de abscessos, apresentaram um crescimento de 16%. Neste ano, até maio, 17.092 desses serviços já foram realizados contra 14.355 no mesmo período do ano passado.

O número é ainda mais expressivo nos casos de transplantes de órgãos, tecidos e células. Estes procedimentos possuem um impacto gigantesco naqueles que aguardam com ansiedade a oportunidade de restaurar sua saúde, trilhando um recomeço para as suas vidas. A PMA fez parte, até agora, de 316 desses casos, em um envolvimento 4,5 vezes maior do que o apresentado nos 58 realizados em igual período de 2016.

A nova gestão da Prefeitura Municipal de Aracaju está demonstrando, estatisticamente, que é possível oferecer os serviços de saúde com mais eficiência, trazendo uma nova realidade para todos os envolvidos. De acordo com a secretária, "a população já está vendo onde nós queremos chegar e isso tem estimulado os servidores a participarem desse processo de mudança na forma de abordagem. Temos procurado melhorar o acesso e a qualidade da saúde das pessoas trabalhando diariamente, com a otimização dos serviços".

 Levando em consideração todos os serviços ofertados na rede municipal de saúde, houve uma melhora percentual de 24,1% no número de procedimentos aprovados e disponibilizados. Se em 2016 um número 2.200.076 de serviços puderam ser utilizados pela população, em 2017 o montante chegou a 2.730.514.  Com a continuidade desse trabalho firme ainda mais cidadãos aracajuanos poderão contar com o sistema de saúde do município.