Prefeitura discute situação dos carroceiros

Meio Ambiente
07/08/2017 18h43

Pensando em regularizar a situação dos carroceiros que transitam na capital, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), se reuniu nesta segunda-feira, 7, para discutir sobre o recadastramento das carroças. 
“O primeiro passo que a Prefeitura dará será o recadastramento desses condutores. Saber quantos são e onde estão, para que assim a gente possa traçar um plano para melhorar a situação dessas pessoas”, relata o secretário da Sema, Cesar Viana.
De acordo com o superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes, na semana passada foi nomeada uma comissão que irá trabalhar especificamente no recadastramento dos carroceiros. 
“Nós vamos sentar e traçar algumas ideias, iremos iniciar o recadastramento em áreas que sabemos que há um índice muito alto de carroceiros, que são os bairros Santa Maria e 17 de Março. Nossas equipes irão até lá”, informa.
A ideia dos órgãos é que os animais também passem por uma avaliação para averiguar se estão sendo bem tratados. A ação contará com o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). 
A reunião contou também com a participação da vereadora Kitty Lima (Rede), que atua na causa animal. 
“Estou com duas leis que estão aguardando aprovação, uma que proíbe que a carroça leve resíduos de construção civil e a outra que prevê cursos profissionalizantes para os carroceiros. Assim daremos mais dignidade a essas pessoas”, declara.
Em Aracaju existe uma lei, a 3.502, que prevê não só como os carroceiros devem se portar nas ruas, como também restringir os locais e horários para circulação das carroças.