Emsurb realiza serviços de limpeza e manutenção em vários bairros da capital

Serviços Urbanos
08/08/2017 14h31

Mantendo o cronograma de limpeza da cidade, com serviços de coleta domiciliar e manutenção das vias públicas, as equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), por meio da Diretoria de Operações, percorreram nesta terça-feira, 8, diversos locais da capital realizando ações de manutenção.

Pela manhã, os serviços começaram, em regime de mutirão, no loteamento Paraíso do Sul, no bairro Santa Maria. Munidos com roçadeiras mecanizadas e ferramentas manuais, para os serviços mais detalhados, como a retirada do mato que cresce por toda a guia, os mais de 80 agentes de limpeza percorreram as diversas ruas da região.

Uma das maiores dificuldades das equipes não é retirar a vegetação, mas o lixo jogado indevidamente pela população. São sacolas de lixo doméstico, copos e garrafas plásticas descartados de forma irregular. “Isso faz com que o serviço seja mais demorado, pois o vento espalha os sacos plásticos pelas ruas e o lixo acaba por entranhar no mato”, explicou o coordenador de Manutenção e Vias Públicas da Emsurb, Everaldo Ferreira. De acordo com a programação da Diretoria de Operações, as equipes devem concluir o serviço no loteamento até o final desta semana.

Podação

A empresa municipal vem trabalhando na manutenção e limpeza das praças da capital, deixando estes espaços de socialização totalmente acessíveis à população. Na manhã desta terça-feira, 8, a praça Clodoaldo Alencar, no conjunto Leite Neto, no bairro Grageru, zona Sul da cidade, recebeu o serviço de podação de árvores.

A operação contou com o apoio de um caminhão para recolher o material retirado da praça. Os serviços de limpeza de áreas verdes estão inseridos dentro das ações de manutenção de espaços públicos da capital, que são realizadas diariamente em diversos bairros.

“As praças aracajuanas fazem parte do cotidiano das pessoas e entendemos o valor das mesmas. Assim, diariamente, a Emsurb realiza manutenção em praças públicas com os serviços de poda e varrição, além de pintura de guias”, explicou o gerente de Áreas Verdes, Fabiano Augusto.

Descarte irregular

Cumprindo a determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, a Emsurb continua trabalhando intensamente no recolhimento do lixo e entulho descartado indevidamente. Nesta terça-feira as equipes coletaram lixo na avenida Gentil Tavares, às margens do canal, no bairro Getúlio Vargas. Foram utilizadas caçambas, máquinas pás carregadeiras e dezenas de agentes de limpeza.

O ato é considerado crime, de acordo com a Lei Municipal vigente de nº 4.452/2013, e o cidadão que for flagrado descartando materiais em locais irregulares estão sujeitos a penalidades da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. As denúncias podem ser feitas pela população à GMA por meio do telefone 153 ou do Whatsapp (79) 98166-7790, pelo número 118 da SMTT, através da Ouvidoria da Emsurb, ou nos casos em flagrantes, pela Sema no Whatsapp 98107-1143.