WEBMAIL

LINKS

ACESSO RÁPIDO

MENU

Escola Municipal celebra Dia do Estudante com muitas atividades

09/08/2017 - 16h00
clique para ampliarEstudantes da Emef Anísio Teixeira participam e atividades e oficinas diferenciadas para comemorar o Dia do Estudante (Fotos: Ascom/Semed)
clique para ampliarAlunos da Anísio Teixeira em torneios promovidos pela escola na Orla de Atalaia
clique para ampliarJogo de Dama foi o escolhido por muitos alunos
clique para ampliarO diretor Rogério Tenório conta que a reação dos alunos às ações tem sido muito boa
clique para ampliar
clique para ampliarPaloma Roberta gosou da oficina de stencil e Desing Gráfico passa a ser uma opção de profissão no futuro
clique para ampliarLúcia Geovana se diz orgulhosa da escola e motivada a estudar

Uma série de atividades está sendo realizada para celebrar a semana do estudante na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira, localizada no bairro Atalaia. Em alusão ao Dia do Estudante, celebrado no dia 11 de agosto, a diretoria da escola está proporcionando aos alunos oficinas de teatro, música, cinema e stencil, jogos como tênis de mesa, dama e xadrez, experiências científicas utilizando materiais recicláveis, mindlab e torneios esportivos na Orla de Atalaia.

A proposta é que os alunos tenham uma semana na rotina escolar em que haja maior interação e entusiasmo. Na última segunda-feira, 8, alunos e professores foram às quadras da Orla para torneios de queimado e voleibol, fazendo assim que a escola ocupe espaços dentro da comunidade. De terça a quinta-feira, 10, os estudantes participarão das oficinas em variados temas, tendo na sexta-feira, 11, a culminância do projeto com apresentações artísticas e mostras do que foi realizado por eles durante toda a semana.

O diretor da Emef, Rogério Tenório, ressalta que a reação dos alunos a este projeto tem sido muito boa. Ele explica que muitos alunos têm mudado o comportamento para melhor. ''Observo muitos que não participam de atividades recreativas se sentindo mais à vontade para participar desta vez. Estas atividades envolvem alunos de todas as turmas e também temas diferenciados, sendo que cada aluno pode se identificar com alguma delas. Isto para mim é muito gratificante. O professor tem a responsabilidade de educar, mas proporcionar um aprendizado em que o estudante se encontre é uma oportunidade de transformação social'', relata.

Lúcia Geovana, de 15 anos e cursa o 9º ano, afirma que se sente orgulhosa de sua escola e motivada a ir às aulas todos os dias, pois o seu ambiente escolar a incentiva a aprender, estudar e querer ter um futuro melhor. ''Ter aulas nos faz querer vir para a escola e sair mais empolgados. Ter uma aula ao ar livre ou aulas que não são daqueles conteúdos que a gente vê o ano todo é muito legal'', comenta.

A oficina de stencil, realizada em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), apresenta às crianças e jovens técnicas de xilografia e o mundo do design gráfico. Paloma Roberta, de 13 anos, está no 9º ano e participa das oficinas de cinema, música, teatro e stencil, técnica que está conhecendo e que mais se identifica entre os cursos escolhidos. ''Eu ainda não tenho certeza que carreira vou seguir, mas esta oficina está me ajudando. Vejo que design gráfico pode ser uma boa. Gosto muito de pintar, desenhar, e esta é uma oportunidade muito boa de conhecer mais esse mundo e a possibilidade de ter uma profissão ligada ao desenho'', conta.

A semana diferente em alusão ao Dia do Estudante foi ideia da coordenadora pedagógica da Emef, Débora Déda. Ela conta que os alunos já pedem para que haja mais ações em que o ensino saia da aula somente expositiva.

''As ações têm o sentido de proporcionar a eles atividades que os fizessem aprender envolvendo o lúdico aliado aos conteúdos pedagógicos que eles estão estudando, abordando o que eles têm que aprender de uma forma que foge do tradicional. Crianças e jovens de hoje são mais dinâmicos que há 30 anos atrás. Antigamente, não havia tantas ferramentas tecnológicas, já não é um ensino tão teórico. Então, se não entrarmos neste mundo dinâmico não conseguimos trazer a atenção dos alunos totalmente voltada à escola'', explana.

 

Twittar Curtir
TAMANHO DA FONTE A+ A-
Prefeitura Municipal de Aracaju
Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos Rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42 - Conj. Costa e Silva - CEP 49097-270
Aracaju, Sergipe - Brasil - Fone: (79) 4009-7800

Swapi Agência Digital