Seplog atua no cuidado e recuperação da capacidade funcional dos servidores

Planejamento e Orçamento
08/08/2017 18h10

Dentre as variadas atribuições da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), também está a gestão de pessoal, que envolve, além da própria organização de carreira, evolução e acompanhamento da vida funcional, a abordagem de eventuais problemas ocasionados por questões pessoais no ambiente de trabalho. Uma destas situações envolveu o servidor José Ribeiro Silva Neto que, em decorrência de problemas com o alcoolismo, passou por todo o acompanhamento da perícia médica e foi encaminhado a uma unidade especializada da rede municipal, que promoveu a sua recuperação.

Com 32 anos de serviço na administração municipal, o pintor José Ribeiro Silva Neto já atuou na Emurb, na Emsurb, e atuava, até o início de 2017, na Funcaju. "Eu comecei a faltar muito ao trabalho e fui encaminhado a Seplog para avaliar minha situação. Chegando lá, me ofereceram a possibilidade de tratamento, o que eu abracei e isto transformou minha vida", revela o servidor. 

De acordo com o gerente de Cadastro, Movimentação e Controle, Alexandre Barreto, que integra a Coordenadoria de Pessoal da Seplog, o caso do servidor chegou no início do mês de março, com o registro de diversas faltas e da alteração de comportamento para as devidas providências. "Aqui, nós recebemos o servidor, que passa por uma perícia médica onde é apontada a melhor abordagem para cada caso, seja afastamento, seja tratamento médico, psicológico ou psicossocial. No caso dele aceitar a proposta de tratamento, já fazemos o devido encaminhamento de imediato", explica.

No caso, o servidor foi encaminhado para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD Primavera), na Atalaia, que é uma das unidades especializadas da rede municipal.  "Desde março, eu vou lá duas vezes por semana e sou atendido por uma psicóloga. Ela identificou que meu problema com o álcool tinha a ver com minha timidez. Eu bebia, ficava eufórico, depois que o efeito passava, eu ficava deprimido, cabisbaixo e sem motivação. O tratamento também envolveu minha família e eu consegui trabalhar esse problema que, hoje, já faz parte do passado", admite o servidor que, mesmo já não apresentando mais sinais da dependência, continua o tratamento semanalmente.

Hoje, José Ribeiro Silva Neto desempenha suas funções no Centro Administrativo, e é considerado um dos funcionários mais dinâmicos, sempre animado ao enfrentar a jornada diária de trabalho e mantendo um excelente relacionamento com os colegas da área de manutenção e  demais servidores. "Essa ajuda foi fundamental para minha vida. Hoje não dependo do álcool para enfrentar os problemas. O tratamento melhorou minha autoestima, me mostrou quem eu realmente era, e que podia enfrentar qualquer situação sem o uso do álcool", descreve, orgulhoso, o servidor.