Presidente da Funcaju participa do programa ‘Gente da Gente’, na Liberdade AM

Cultura
08/08/2017 18h58



Novidades para 2018 e projetos que estão saindo da gaveta. Esses foram alguns dos assuntos discutidos na manhã desta terça-feira, 8, pelo presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Silvio Santos, durante entrevista a Anderson Santana, âncora do Programa ‘Gente da Gente’ da Liberdade AM. Também foram discutidas na entrevista as parcerias que a fundação está buscando para realização de projetos culturais e a ocupação do Centro Histórico de Aracaju, novo formato do Forró Caju 2018 e o Mapa Cultural.

Foram cerca de duas horas dedicadas ao cenário cultural da capital sergipana. Um dos principais temas abordados foram as parcerias com algumas instituições públicas e privadas para formulação de novos projetos. De acordo com Silvio, esse apoio é muito importante para otimizar e multiplicar as ações. “Nós já fizemos ótimas parcerias. Realizamos, por exemplo, o Circuito Cultural Centro,  com apoio do Instituto Banese, Universidade Federal e outros instrumentos públicos no estado, que foi um sucesso. Levamos as linguagens artísticas para os quatro cantos do centro de Aracaju”, disse.
 
Sílvio disse que aos poucos a Funcaju está concretizando o projeto da agenda cultural. Nesta semana será lançado mais um projeto, o Quinta Instrumental. O evento acontecerá semanalmente no Centro Cultural de Aracaju. Até dezembro, cerca de 20 shows serão promovidos pelo evento, que terá como apoio o Sesc e Sebrae. “Esse será mais um evento para o aracajuano anotar em sua agenda. Ofereceremos música de qualidade e gratuita à toda comunidade. O evento será uma ótima oportunidade tanto para o público, como também para os artistas”, explicou.

Outro tema pautado em entrevista foi a revitalização da Galeria de Arte Álvaro Santos, uma das oito unidades da fundação. Segundo Silvio, um projeto de reestruturação do prédio está sendo finalizado. “A galeria é um grande espaço de divulgação e apreciação das artes plástica do estado. Com a finalização do projeto, iniciaremos uma etapa de reconstrução dos movimentos artísticos promovidos pala instituição. Queremos enaltecer ainda mais as obras de arte dos nossos artistas”, observou.
 
Mapa Cultural

O Presidente da Funcaju anunciou também que, em breve, a Prefeitura Municipal anunciará uma nova ferramenta de geolocalização, o Mapa Cultural de Aracaju, um novo espaço no mundo cibernético que facilitará o acesso entre público e artistas. A ferramenta funcionará através de mapeamentos de atividades desenvolvidas por artistas locais. Onde o interessado poderá localizar, em tempo real, as ações que estão sendo desenvolvidas na cidade, sejam elas culturais, econômicas ou turísticas.
 
De acordo com Silvio, essa é uma forma de mostrar a preocupação da gestão municipal em enaltecer a imagem e o trabalho dos artistas da terra. “Essa será uma nova forma de acesso até os nossos artistas, até os seus trabalhos. As pessoas poderão, de forma mais prática, encontrar a atividade desejada de forma prática e rápida. E o artista terá um novo meio de divulgação. Esse mecanismo é fruto de uma parceria com o Instituto Tim”.

Forró Caju 2018
 
 
Um planejamento já está sendo desenvolvido para realização do Forró Caju no próximo ano. Devido às dificuldades financeiras, a prefeitura não pode realizar o evento neste ano. Silvio Santos disse à Rádio Liberdade AM que o projeto ‘Forró Caju 2018’ terá um novo modelo, mais econômico, mas com a mesma qualidade.
 
“Já analisamos e vimos que não teremos condições de oferecer no próximo ano um Forró Caju com os mesmo gastos dos eventos anteriores. Vamos realizar um evento de qualidade, mas que não tenha um grande gasto, porque estamos passando por um momento muito delicado com essa crise econômica. Estamos poupando para investirmos nas necessidades especiais”, destacou.